Repository logo
 
Publication

Perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem sobre a simulação de alta-fidelidade

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica:Ciências Médicas:Outras Ciências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorDixe, Maria dos Anjos
dc.contributor.authorDuarte, Hugo Miguel Santos
dc.date.accessioned2016-03-23T14:08:06Z
dc.date.available2016-03-23T14:08:06Z
dc.date.issued2016-03-01
dc.description.abstractIntrodução: Ao longo dos últimos anos, o ensino de Enfermagem tem caminhado na direção da utilização de novas metodologias, entre as quais salientamos a Simulação de Alta-Fidelidade (SAF), possibilitando aos estudantes ter um primeiro contacto com as práticas clínicas ainda em ambiente escolar. Metodologia: De forma a estudar a relação da SAF nos estudantes de Enfermagem, foi realizado um estudo correlacional e transversal, onde foram traduzidos e validados transculturalmente dois instrumentos: Nursing Students’ Perceptions of Learning using a High-Fidelity Human Patient Simulator e Learner Satisfaction with Simulation Tool. Para além da tradução e validação destes instrumentos este estudo teve como objetivos avaliar a perceção de aprendizagem, da satisfação e da autoeficácia de 139 estudantes de Enfermagem, de ambos os géneros, sobre a SAF. Resultados: Os resultados revelaram que a Escala de Perceção de Aprendizagem e a Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF apresentam uma adequada validade e fidelidade, permitindo a validação dos respetivos instrumentos de medida para os participantes. Os estudantes de Enfermagem apresentam uma perceção de aprendizagem positiva relativamente à prática de SAF (3,649 em 5 pontos), um nível muito bom de satisfação (7,317 em 10 pontos), assim como uma autoeficácia positiva para a prática de cenários de SAF (31,590 em 40 pontos). Verificaram-se ainda correlações estatisticamente significativas e positivas entre o número de ensinos clínicos realizados pelos estudantes e o número de experiências com recurso à SAF, com a perceção de aprendizagem e a satisfação dos estudantes de Enfermagem relativamente à prática de SAF. Conclusão: Deverá continuar-se a investir na realização de práticas com recurso à SAF em contexto escolar, permitindo o desenvolvimento de experiências de alto valor para os estudantes de Enfermagem, complementando a prática clínica de prestação de cuidados de saúde à Pessoa num ambiente real.pt_PT
dc.identifier.tid201097656pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1708
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSimulação de Alta-Fidelidadept_PT
dc.subjectEstudantes de Enfermagempt_PT
dc.subjectSatisfação Pessoalpt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectPerceção de Aprendizagempt_PT
dc.titlePerceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem sobre a simulação de alta-fidelidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameDuarte
person.givenNameHugo Miguel Santos
person.identifier3086129
person.identifier.ciencia-id2A12-FBF9-8860
person.identifier.orcid0000-0002-9692-6398
person.identifier.scopus-author-id57277177100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication839367d8-8c72-431d-824b-13d432ecafa9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery839367d8-8c72-431d-824b-13d432ecafa9
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Críticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Hugo Duarte - Perceção de Aprendizagem, Satisfação e Autoeficácia dos Estudantes de Enfermagem sobre a Simulação de Alta-Fidelidade.pdf
Size:
1.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections