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- Potencial eco-sustentável de um compósito reforçado com fibras naturais aplicado a um equipamento multifuncional para suporte e estabilização de câmarasPublication . Cordeiro, Gabriel Sobral; Ferreira, Irene Sofia CarvalhoO desenvolvimento e subsistência das sociedades está estreitamente relacionado com os recursos existentes e a sua acessibilidade. As crescentes preocupações ambientais, assim como a criação de leis ambientais mais exigentes, têm vindo a impulsionar a investigação e desenvolvimento de materiais provenientes de matérias-primas renováveis abundantes e economicamente viáveis, que exijam processos de transformação mais simples, com boas performances, capazes de substituir alguns materiais sintéticos comuns e, que permitam reduzir os impactos ambientais. É neste âmbito que se encontram alguns materiais compósitos reforçados com fibras naturais e onde a resposta a estes requisitos pode ser encontrada. Além da redução dos impactos ambientais, a produção de fibras naturais e de compósitos derivados, podem contribuir para o desenvolvimento desta indústria em áreas rurais com forte tradição agroflorestal, nomeadamente ao nível da criação de emprego, e consequentemente na melhoria do desenvolvimento económico e social dos meios rurais, promovendo assim um desenvolvimento sustentável. De facto, as fibras naturais apresentam bastantes vantagens face às fibras sintéticas, em particular em aplicações não estruturais ou semiestruturais, onde o elevado desempenho não é um requisito, e como tal podem substituir as fibras de vidro nessas aplicações. Contudo, a aplicação de fibras naturais em materiais compósitos, não os torna automaticamente num material com melhores características ambientais. Nesse contexto, é fundamental realizar estudos cuidados com suporte científico, sendo que um dos métodos que permite suportar tal análise é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), ferramenta que é utilizada neste estudo [1-4]. O presente projeto visa avaliar os potenciais impactos ambientais associados ao fabrico de um suporte multifuncional de câmara produzido com um biocompósito de matriz polimérica de ácido poliláctico reforçado com fibras naturais de linho. Para tal, será efetuado um estudo comparativo, tendo por base sempre o mesmo produto, mas produzido com polipropileno reforçado com fibras de vidro, com o fim de identificar as vantagens e desvantagens em termos ambientais, associadas à aplicação do biocompósito de matriz polimérica de ácido poliláctico em componentes de produtos similares ao caso de estudo. Este estudo, ACV, assume como hipótese de base que a matéria-prima e o produto são maioritariamente produzidos e fabricados em Portugal continental. Com o fim de garantir uma maior coerência e objetividade ao longo de todo o estudo, a metodologia adotada visou o desenvolvimento do produto acima referido, assim como o fabrico de alguns dos seus componentes e a caracterização mecânica do material biocompósito utilizado.Pretende-se, deste modo, entender em que medida a aplicação de um biocompósito em produtos sem requisitos de elevado desempenho ao nível de propriedades mecânicas, poderá representar uma melhoria no desempenho ambiental, comparativamente a um outro material compósito comum. Para tal, a análise e validação dos resultados será efetuada através de uma avaliação comparativa do ciclo de vida do produto.
- Perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem sobre a simulação de alta-fidelidadePublication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos AnjosIntrodução: Ao longo dos últimos anos, o ensino de Enfermagem tem caminhado na direção da utilização de novas metodologias, entre as quais salientamos a Simulação de Alta-Fidelidade (SAF), possibilitando aos estudantes ter um primeiro contacto com as práticas clínicas ainda em ambiente escolar. Metodologia: De forma a estudar a relação da SAF nos estudantes de Enfermagem, foi realizado um estudo correlacional e transversal, onde foram traduzidos e validados transculturalmente dois instrumentos: Nursing Students’ Perceptions of Learning using a High-Fidelity Human Patient Simulator e Learner Satisfaction with Simulation Tool. Para além da tradução e validação destes instrumentos este estudo teve como objetivos avaliar a perceção de aprendizagem, da satisfação e da autoeficácia de 139 estudantes de Enfermagem, de ambos os géneros, sobre a SAF. Resultados: Os resultados revelaram que a Escala de Perceção de Aprendizagem e a Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF apresentam uma adequada validade e fidelidade, permitindo a validação dos respetivos instrumentos de medida para os participantes. Os estudantes de Enfermagem apresentam uma perceção de aprendizagem positiva relativamente à prática de SAF (3,649 em 5 pontos), um nível muito bom de satisfação (7,317 em 10 pontos), assim como uma autoeficácia positiva para a prática de cenários de SAF (31,590 em 40 pontos). Verificaram-se ainda correlações estatisticamente significativas e positivas entre o número de ensinos clínicos realizados pelos estudantes e o número de experiências com recurso à SAF, com a perceção de aprendizagem e a satisfação dos estudantes de Enfermagem relativamente à prática de SAF. Conclusão: Deverá continuar-se a investir na realização de práticas com recurso à SAF em contexto escolar, permitindo o desenvolvimento de experiências de alto valor para os estudantes de Enfermagem, complementando a prática clínica de prestação de cuidados de saúde à Pessoa num ambiente real.