Repository logo
 
Publication

E a mediação na escola? De que me serve?

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Ana Maria de Sousa Neves
dc.contributor.authorPereira, Patrícia Sofia da Costa
dc.date.accessioned2020-07-21T15:03:59Z
dc.date.available2020-07-21T15:03:59Z
dc.date.issued2020-06-08
dc.description.abstractEste trabalho consiste na necessidade da procura de respostas em relação ao ponto de vista dos alunos, sobre a mediação levada a cabo nas escolas e se essa mediação os ajuda (ou ajudou), a melhorar as suas relações consigo próprios, com os outros e/ou no seu desempenho escolar. É, pois, uma investigação que busca trabalhar diretamente com as fontes em trabalho de campo de natureza etnográfica, partindo de um paradigma interpretativo Compreensivo/ Fenomenológico e utilizando vários instrumentos de recolha de dados, dando especial ênfase ao diário de campo e às entrevistas presenciais. Nele são ainda abordados vários tipos de mediação e a importância que esta pode, ou não, ter no espaço que é, por excelência, um microcosmos da sociedade (Vieira, 2013): a escola contemporânea. Assim, o trabalho de investigação foi levado a cabo numa escola TEIP (Território Escolar de Intervenção Prioritária), com um Gabinete de Mediação implementado já há alguns anos, tendo vindo a funcionar ininterruptamente. É também explicado nestas páginas o porquê destas escolas TEIP terem surgido no nosso país, bem como o que as levou a ser o primeiro polo conhecido de mediação escolar. Ao longo do mesmo, é ainda possível encontrar referências e análises à forma como a multiculturalidade está hoje presente na escola e qual a importância da mediação, quer escolar, quer multicultural como fator de junção desta multiculturalidade. No fundo, como a mediação pode ajudar a unir margens. Abordam-se ainda as relações nas escolas, com especial enfoque para o papel do professor enquanto mediador, bem como para a importância de se encarar o aluno com membro ativo e, consequentemente, participante do universo escolar e da sociedade em que se insere, pois “[…] se o mundo contemporâneo requer pessoas com autonomia, flexibilidade e capacidade crítica, esse aprendizado somente há de se concretizar pelo exercício mesmo de tais atributos” (Glória & Silva, 2019, p. 141). Na parte final deste trabalho, é possível conhecer as “vozes” dos sujeitos entrevistados e perceber como a Mediação os ajudou a criar pontes, empoderando-os e permitindo-lhes ganhar ferramentas pessoais e comportamentais que, provavelmente, os acompanharão no seu percurso escolar e de vida.pt_PT
dc.identifier.tid202501914pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5026
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAlunopt_PT
dc.subjectIntervenção Socialpt_PT
dc.subjectMediação Interculturalpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.titleE a mediação na escola? De que me serve?pt_PT
dc.title.alternativeA Perceção dos Alunos sobre a Importância do Papel da Mediação Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Patrícia Pereira_ Correções Formais.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: