Publication
E a mediação na escola? De que me serve?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Ana Maria de Sousa Neves | |
dc.contributor.author | Pereira, Patrícia Sofia da Costa | |
dc.date.accessioned | 2020-07-21T15:03:59Z | |
dc.date.available | 2020-07-21T15:03:59Z | |
dc.date.issued | 2020-06-08 | |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste na necessidade da procura de respostas em relação ao ponto de vista dos alunos, sobre a mediação levada a cabo nas escolas e se essa mediação os ajuda (ou ajudou), a melhorar as suas relações consigo próprios, com os outros e/ou no seu desempenho escolar. É, pois, uma investigação que busca trabalhar diretamente com as fontes em trabalho de campo de natureza etnográfica, partindo de um paradigma interpretativo Compreensivo/ Fenomenológico e utilizando vários instrumentos de recolha de dados, dando especial ênfase ao diário de campo e às entrevistas presenciais. Nele são ainda abordados vários tipos de mediação e a importância que esta pode, ou não, ter no espaço que é, por excelência, um microcosmos da sociedade (Vieira, 2013): a escola contemporânea. Assim, o trabalho de investigação foi levado a cabo numa escola TEIP (Território Escolar de Intervenção Prioritária), com um Gabinete de Mediação implementado já há alguns anos, tendo vindo a funcionar ininterruptamente. É também explicado nestas páginas o porquê destas escolas TEIP terem surgido no nosso país, bem como o que as levou a ser o primeiro polo conhecido de mediação escolar. Ao longo do mesmo, é ainda possível encontrar referências e análises à forma como a multiculturalidade está hoje presente na escola e qual a importância da mediação, quer escolar, quer multicultural como fator de junção desta multiculturalidade. No fundo, como a mediação pode ajudar a unir margens. Abordam-se ainda as relações nas escolas, com especial enfoque para o papel do professor enquanto mediador, bem como para a importância de se encarar o aluno com membro ativo e, consequentemente, participante do universo escolar e da sociedade em que se insere, pois “[…] se o mundo contemporâneo requer pessoas com autonomia, flexibilidade e capacidade crítica, esse aprendizado somente há de se concretizar pelo exercício mesmo de tais atributos” (Glória & Silva, 2019, p. 141). Na parte final deste trabalho, é possível conhecer as “vozes” dos sujeitos entrevistados e perceber como a Mediação os ajudou a criar pontes, empoderando-os e permitindo-lhes ganhar ferramentas pessoais e comportamentais que, provavelmente, os acompanharão no seu percurso escolar e de vida. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202501914 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5026 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aluno | pt_PT |
dc.subject | Intervenção Social | pt_PT |
dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.title | E a mediação na escola? De que me serve? | pt_PT |
dc.title.alternative | A Perceção dos Alunos sobre a Importância do Papel da Mediação Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção social | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Dissertação_Patrícia Pereira_ Correções Formais.pdf
- Size:
- 1.33 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: