Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMenino, Hugo Alexandre Lopes
dc.contributor.authorPereira, Bruna Isabel Lopes
dc.date.accessioned2023-03-30T14:34:27Z
dc.date.available2023-03-30T14:34:27Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito à componente reflexiva, na qual se relatam experiências e fundamentam aprendizagens feitas ao longo das Práticas Pedagógicas em Creche, Jardim de Infância e 1º ciclo, destacando-se assim alguns dos temas sobre os quais existiu reflexão e aprofundamento durante a permanência nesses contextos. Por seu turno, a segunda parte foca-se na componente investigativa, na qual se apresenta o estudo feito durante a Prática Pedagógica do 1.º ciclo I, numa turma do 1.º ano. O estudo realizado incide sobre a área do Português, especificamente na utilização do jogo como estratégia de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente no desenvolvimento das capacidades de consciência fonológica e dos mecanismos de descodificação e codificação. Para a realização do estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, recorrendo-se ao paradigma de investigação sobre a própria prática, uma vez que o que se procura é compreender as potencialidades da utilização de jogos no processo de aquisição da leitura e da escrita, ponderando assim a sua utilidade em práticas futuras. Neste sentido, elaboraram-se um conjunto de quatro jogos: “Bingo de palavras”, “Dominó silábico”, “Descobre a frase” e “Jogo da glória”, procurando evidências sobre o que os participantes do estudo (quatro crianças) sabiam, aprendiam e as suas dificuldades relativamente à leitura e escrita. Neste sentido, a análise dos dados obtidos revelou que a utilização dos jogos no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita, podem evidenciar não só as capacidades, como ainda as dificuldades que as crianças demonstram ter neste domínio, destacando-se, neste caso, aprendizagens associadas à consciência silábica, mas também uma evolução nas competências de descodificação e codificação ao longo dos jogos, apesar de os resultados terem apontado ao mesmo tempo para a existência de dificuldades nesse campo, salientando-se os erros de leitura e aspetos alusivos à consciência fonémica.pt_PT
dc.identifier.tid203264070pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8302
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectCodificaçãopt_PT
dc.subjectDescodificaçãopt_PT
dc.subjectConsciência fonológica´, ´Codificação´, ´Descodificação´, ´Estratégia de ensino´, ´Jogo´, ´Leitura´,´Escrita´pt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escritapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita - Bruna Pereira - .pdf
Size:
3.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: