Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Menino, Hugo Alexandre Lopes | |
| dc.contributor.author | Pereira, Bruna Isabel Lopes | |
| dc.date.accessioned | 2023-03-30T14:34:27Z | |
| dc.date.available | 2023-03-30T14:34:27Z | |
| dc.date.issued | 2022-12-12 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito à componente reflexiva, na qual se relatam experiências e fundamentam aprendizagens feitas ao longo das Práticas Pedagógicas em Creche, Jardim de Infância e 1º ciclo, destacando-se assim alguns dos temas sobre os quais existiu reflexão e aprofundamento durante a permanência nesses contextos. Por seu turno, a segunda parte foca-se na componente investigativa, na qual se apresenta o estudo feito durante a Prática Pedagógica do 1.º ciclo I, numa turma do 1.º ano. O estudo realizado incide sobre a área do Português, especificamente na utilização do jogo como estratégia de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente no desenvolvimento das capacidades de consciência fonológica e dos mecanismos de descodificação e codificação. Para a realização do estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, recorrendo-se ao paradigma de investigação sobre a própria prática, uma vez que o que se procura é compreender as potencialidades da utilização de jogos no processo de aquisição da leitura e da escrita, ponderando assim a sua utilidade em práticas futuras. Neste sentido, elaboraram-se um conjunto de quatro jogos: “Bingo de palavras”, “Dominó silábico”, “Descobre a frase” e “Jogo da glória”, procurando evidências sobre o que os participantes do estudo (quatro crianças) sabiam, aprendiam e as suas dificuldades relativamente à leitura e escrita. Neste sentido, a análise dos dados obtidos revelou que a utilização dos jogos no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita, podem evidenciar não só as capacidades, como ainda as dificuldades que as crianças demonstram ter neste domínio, destacando-se, neste caso, aprendizagens associadas à consciência silábica, mas também uma evolução nas competências de descodificação e codificação ao longo dos jogos, apesar de os resultados terem apontado ao mesmo tempo para a existência de dificuldades nesse campo, salientando-se os erros de leitura e aspetos alusivos à consciência fonémica. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203264070 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8302 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Consciência fonológica | pt_PT |
| dc.subject | Codificação | pt_PT |
| dc.subject | Descodificação | pt_PT |
| dc.subject | Consciência fonológica´, ´Codificação´, ´Descodificação´, ´Estratégia de ensino´, ´Jogo´, ´Leitura´,´Escrita´ | pt_PT |
| dc.subject | Jogo | pt_PT |
| dc.subject | Leitura | pt_PT |
| dc.subject | Escrita | pt_PT |
| dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita - Bruna Pereira - .pdf
- Size:
- 3.09 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
