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Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação Crítica: Dificuldades Do Enfermeiro Em Situação De Paragem Cardiorrespiratória

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorCosteira, Cristina Raquel Batista
dc.contributor.authorFrazão, Vera Mónica Vieira
dc.date.accessioned2023-08-23T13:52:26Z
dc.date.available2023-08-23T13:52:26Z
dc.date.issued2023-05-16
dc.description.abstractEnquadramento: Relatório realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Leiria, com vista à obtenção do título de Mestre. Objetivos: Refletir sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas; analisar sinteticamente as atividades realizadas, experiências e vivências marcantes que contribuíram para a futura prática, enquanto enfermeira especialista; identificar situações que promoveram ou dificultaram o processo de aprendizagem ao longo dos Ensinos Clínicos; descrever um projeto de melhoria contínua da qualidade implementado em contexto de prática clínica. Métodos: Na primeira parte será utilizada uma metodologia crítico-reflexiva, sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas, desenvolvidas nos ensinos clínicos. Na segunda parte, deste relatório, será descrito o estudo de investigação-ação inserido no projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem, realizado no contexto de trabalho da estudante, sobre a temática “Perceção das Dificuldades sentidas pelos Enfermeiro em Situação de Paragem Cardiorrespiratória”. Resultados: Da análise realizada é possível depreender que, os ensinos clínicos, como estratégias formativas de desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, permitiram um desenvolvimento sustentado e crítico-reflexivo de aprendizagens. No que diz respeito ao estudo de investigação-ação, este veio contribuir para o desenvolvimento de competências de investigação e de implementação de processos de melhoria contínua da qualidade, em contexto clínico. Conclusão: Os ensinos clínicos são excelentes ferramentas de aprendizagem e treino de competências comuns e específicas exigidas aos enfermeiros especialistas. Por sua vez, a elaboração de projetos de melhoria contínua da qualidade, evidencia a importância de aliar a investigação e a implementação da evidência mais recente, aos contextos clínicos, melhorando a qualidade dos cuidados prestados.pt_PT
dc.identifier.tid203343611pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8726
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnfermeiropt_PT
dc.subjectEspecialistapt_PT
dc.subjectCompetências Comuns e Específicaspt_PT
dc.subjectProjeto de Melhoria Contínua da Qualidadept_PT
dc.subjectReanimaçãopt_PT
dc.titleDesenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação Crítica: Dificuldades Do Enfermeiro Em Situação De Paragem Cardiorrespiratóriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Críticapt_PT

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