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Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação Crítica: Dificuldades Do Enfermeiro Em Situação De Paragem Cardiorrespiratória
| datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Costeira, Cristina Raquel Batista | |
| dc.contributor.author | Frazão, Vera Mónica Vieira | |
| dc.date.accessioned | 2023-08-23T13:52:26Z | |
| dc.date.available | 2023-08-23T13:52:26Z | |
| dc.date.issued | 2023-05-16 | |
| dc.description.abstract | Enquadramento: Relatório realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Leiria, com vista à obtenção do título de Mestre. Objetivos: Refletir sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas; analisar sinteticamente as atividades realizadas, experiências e vivências marcantes que contribuíram para a futura prática, enquanto enfermeira especialista; identificar situações que promoveram ou dificultaram o processo de aprendizagem ao longo dos Ensinos Clínicos; descrever um projeto de melhoria contínua da qualidade implementado em contexto de prática clínica. Métodos: Na primeira parte será utilizada uma metodologia crítico-reflexiva, sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas, desenvolvidas nos ensinos clínicos. Na segunda parte, deste relatório, será descrito o estudo de investigação-ação inserido no projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem, realizado no contexto de trabalho da estudante, sobre a temática “Perceção das Dificuldades sentidas pelos Enfermeiro em Situação de Paragem Cardiorrespiratória”. Resultados: Da análise realizada é possível depreender que, os ensinos clínicos, como estratégias formativas de desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, permitiram um desenvolvimento sustentado e crítico-reflexivo de aprendizagens. No que diz respeito ao estudo de investigação-ação, este veio contribuir para o desenvolvimento de competências de investigação e de implementação de processos de melhoria contínua da qualidade, em contexto clínico. Conclusão: Os ensinos clínicos são excelentes ferramentas de aprendizagem e treino de competências comuns e específicas exigidas aos enfermeiros especialistas. Por sua vez, a elaboração de projetos de melhoria contínua da qualidade, evidencia a importância de aliar a investigação e a implementação da evidência mais recente, aos contextos clínicos, melhorando a qualidade dos cuidados prestados. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203343611 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8726 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Enfermeiro | pt_PT |
| dc.subject | Especialista | pt_PT |
| dc.subject | Competências Comuns e Específicas | pt_PT |
| dc.subject | Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade | pt_PT |
| dc.subject | Reanimação | pt_PT |
| dc.title | Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação Crítica: Dificuldades Do Enfermeiro Em Situação De Paragem Cardiorrespiratória | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica | pt_PT |
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