Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação Crítica: Dificuldades Do Enfermeiro Em Situação De Paragem CardiorrespiratóriaPublication . Frazão, Vera Mónica Vieira; Costeira, Cristina Raquel BatistaEnquadramento: Relatório realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Leiria, com vista à obtenção do título de Mestre. Objetivos: Refletir sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas; analisar sinteticamente as atividades realizadas, experiências e vivências marcantes que contribuíram para a futura prática, enquanto enfermeira especialista; identificar situações que promoveram ou dificultaram o processo de aprendizagem ao longo dos Ensinos Clínicos; descrever um projeto de melhoria contínua da qualidade implementado em contexto de prática clínica. Métodos: Na primeira parte será utilizada uma metodologia crítico-reflexiva, sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas, desenvolvidas nos ensinos clínicos. Na segunda parte, deste relatório, será descrito o estudo de investigação-ação inserido no projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem, realizado no contexto de trabalho da estudante, sobre a temática “Perceção das Dificuldades sentidas pelos Enfermeiro em Situação de Paragem Cardiorrespiratória”. Resultados: Da análise realizada é possível depreender que, os ensinos clínicos, como estratégias formativas de desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, permitiram um desenvolvimento sustentado e crítico-reflexivo de aprendizagens. No que diz respeito ao estudo de investigação-ação, este veio contribuir para o desenvolvimento de competências de investigação e de implementação de processos de melhoria contínua da qualidade, em contexto clínico. Conclusão: Os ensinos clínicos são excelentes ferramentas de aprendizagem e treino de competências comuns e específicas exigidas aos enfermeiros especialistas. Por sua vez, a elaboração de projetos de melhoria contínua da qualidade, evidencia a importância de aliar a investigação e a implementação da evidência mais recente, aos contextos clínicos, melhorando a qualidade dos cuidados prestados.
- Eficiência do tratamento terciário na ETAR de Olhalvas através de uma tecnologia de filtraçãoPublication . Duarte, António Pedro Ribeiro Antunes; Sousa, Helena Manuela Pala Dias de; Vieira, Judite dos SantosUm dos mais graves problemas que a humanidade enfrenta atualmente é a disponibilidade e qualidade da água, que são ameaçadas pela poluição, pelo crescimento populacional e pelas alterações climáticas. A gestão sustentável e eficaz dos recursos hídricos é imperativa e, neste âmbito, as medidas de combate à degradação dos meios aquáticos e a procura de fontes alternativas de água assumem um papel fulcral. As estações de tratamento de águas residuais são uma das principais vias de entrada no ambiente de um elevado número de compostos poluentes que resistem aos tratamentos convencionais, nomeadamente os emergentes, que podem causar danos graves aos ecossistemas e à saúde humana, mesmo em concentrações vestigiais. Por outro lado, as águas residuais tratadas constituem um recurso cujo aproveitamento se torna premente, face à crescente escassez de água. Assim, é cada vez mais importante melhorar a qualidade dos efluentes das estações de tratamento de águas residuais, quer para minimizar a carga poluente nas águas recetoras, quer para permitir a sua reutilização. Neste estudo é avaliada a eficiência de um tratamento terciário conduzido numa instalação piloto na ETAR de Olhalvas, em Leiria, baseado num sistema de filtração que utiliza um meio granular de vidro ativado. O desempenho do sistema foi analisado através da determinação de vários parâmetros de qualidade de água (sólidos suspensos totais, azoto total, fósforo total, cobre dissolvido, E. coli, e coliformes totais), e da percentagem de remoção de 20 poluentes emergentes, incluindo 12 produtos farmacêuticos e 8 pesticidas. Obtiveram-se percentagens de remoção média significativas para os sólidos suspensos totais (56%). A redução média de azoto total (16%), fósforo total (4%) e microrganismos (67% para as bactérias E. coli e 51% para as bactérias coliformes totais), foi inferior ao que seria desejável. Os 20 poluentes emergentes analisados foram identificados em pelo menos uma amostra, sendo os medicamentos anti-inflamatórios os que se encontraram em maiores concentrações, atingindo valores na dezena de microgramas. A mediana da percentagem de remoção dos poluentes emergentes situou-se abaixo dos 30%, com exceção para o Atenolol (36%), o Trimetoprim (90%), o Diurão (41%), o Tiaclopride (55%), a Acetamiprida (64%) e o Tiametoxame (70%). Em conclusão, o sistema CAFE demonstrou ser uma opção válida para o tratamento terciário de águas residuais quando o objetivo é a remoção de sólidos suspensos. Com um processo posterior de desinfeção, haveria possibilidade de reutilização da água filtrada, nomeadamente para rega. O CAFE revelou-se pouco eficaz na remoção da maioria dos poluentes emergentes, apesar de diminuir o risco ambiental para todos os compostos quantificados.
- O Impacto da Liderança Inclusiva no Comportamento Inovador e na Felicidade dos ColaboradoresPublication . Oliveira, Vera Lúcia Lagoa de; Ribeiro, Neuza Manuel PereiraA liderança inclusiva é um estilo de liderança que promove um ambiente de trabalho diversificado, equitativo e inclusivo, valorizando as diferenças e potencializando as habilidades e talentos de todos os colaboradores. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo estudar o impacto da Liderança Inclusiva (LI) no Comportamento Inovador (CI) e na Felicidade Organizacional (FO). Essencialmente, a investigação pretende compreender a relação entre: (a) Liderança Inclusiva e o Comportamento Inovador; (b) a Liderança Inclusiva e Felicidade Organizacional; e (c) o Comportamento Inovador e a Felicidade Organizacional. A amostra do estudo foi recolhida através de um inquérito por questionário, divulgado através de plataformas de redes sociais e profissionais online. Neste estudo participaram 109 indivíduos de diferentes organizações. Os resultados indicam a existência de relações significativas entre variáveis: 1) A Liderança Inclusiva relaciona-se positivamente e significativamente com o Comportamento Inovador; 2) A Liderança Inclusiva relaciona-se positivamente com a Felicidade Organizacional; 3) O Comportamento Inovador relaciona-se positivamente com a Felicidade Organizacional. A liderança inclusiva é um tema cada vez mais relevante no mundo empresarial e tem como objetivo criar um ambiente onde todos os membros de uma equipa se sintam respeitados, valorizados e capazes de contribuir para o sucesso e crescimento de uma organização, consequentemente melhorando o comportamento inovador e a felicidade dos seus membros.