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Motivação Académica, Motivação para o Serviço Público e Empregabilidade Percebida dos Estudantes do Ensino Superior na Área da Administração Pública: um Estudo em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Tânia de Matos Gomes
dc.contributor.advisorSebastião, Fernando José Nascimento
dc.contributor.authorPomposo, Fernanda Martins
dc.date.accessioned2023-12-21T11:38:56Z
dc.date.available2023-12-21T11:38:56Z
dc.date.issued2023-07-13
dc.description.abstractNas últimas décadas, em Portugal, têm aumentado significativamente as candidaturas no acesso ao ensino superior. O serviço público português evidencia a necessidade da contratação de recursos humanos qualificados e motivados, os quais muitas vezes se sentem, cada vez mais, tentados a seguir uma carreira no setor privado, por se revelar um setor mais competitivo. Assim e porque a motivação é importante e, sobretudo, no contexto específico associado à Administração Pública, o foco deste trabalho é o estudo da motivação académica, da motivação para o serviço público e da empregabilidade percebida, com o objetivo de melhor as compreender, e de como essas se relacionam no contexto académico da área de Administração Pública em Portugal. Para a recolha de dados, foi aplicado um questionário, composto por 3 escalas validadas internacionalmente, tendo sido obtida e utilizada uma amostra de 249 respostas válidas de estudantes da área de Administração Pública de diferentes instituições do ensino superior português. A análise estatística incluiu Estatística Descritiva Univariada, Estatística Descritiva Bivariada, Análise Fatorial Exploratória e Modelos de Regressão Linear. Os resultados obtidos permitiram concluir que, a nível académico os fatores que apresentam maior influência são os fatores de Motivação Extrínseca por Regulação Integrada, a nível da motivação para o serviço público, com maior intensidade, fatores de Justiça Social e a nível da empregabilidade percebida, fatores que derivam do Mercado de Trabalho. Também se verificou que a motivação académica tem um impacto positivo na motivação para o serviço público, contudo, não se verificou impacto relevante na empregabilidade percebida.pt_PT
dc.identifier.tid203438477pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9116
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMotivação académicapt_PT
dc.subjectMotivação para o serviço públicopt_PT
dc.subjectEmpregabilidade percebidapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAdministração Públicapt_PT
dc.subjectServiço públicopt_PT
dc.titleMotivação Académica, Motivação para o Serviço Público e Empregabilidade Percebida dos Estudantes do Ensino Superior na Área da Administração Pública: um Estudo em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Administração Públicapt_PT

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