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Motivação Académica, Motivação para o Serviço Público e Empregabilidade Percebida dos Estudantes do Ensino Superior na Área da Administração Pública: um Estudo em Portugal
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Marques, Tânia de Matos Gomes | |
dc.contributor.advisor | Sebastião, Fernando José Nascimento | |
dc.contributor.author | Pomposo, Fernanda Martins | |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T11:38:56Z | |
dc.date.available | 2023-12-21T11:38:56Z | |
dc.date.issued | 2023-07-13 | |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, em Portugal, têm aumentado significativamente as candidaturas no acesso ao ensino superior. O serviço público português evidencia a necessidade da contratação de recursos humanos qualificados e motivados, os quais muitas vezes se sentem, cada vez mais, tentados a seguir uma carreira no setor privado, por se revelar um setor mais competitivo. Assim e porque a motivação é importante e, sobretudo, no contexto específico associado à Administração Pública, o foco deste trabalho é o estudo da motivação académica, da motivação para o serviço público e da empregabilidade percebida, com o objetivo de melhor as compreender, e de como essas se relacionam no contexto académico da área de Administração Pública em Portugal. Para a recolha de dados, foi aplicado um questionário, composto por 3 escalas validadas internacionalmente, tendo sido obtida e utilizada uma amostra de 249 respostas válidas de estudantes da área de Administração Pública de diferentes instituições do ensino superior português. A análise estatística incluiu Estatística Descritiva Univariada, Estatística Descritiva Bivariada, Análise Fatorial Exploratória e Modelos de Regressão Linear. Os resultados obtidos permitiram concluir que, a nível académico os fatores que apresentam maior influência são os fatores de Motivação Extrínseca por Regulação Integrada, a nível da motivação para o serviço público, com maior intensidade, fatores de Justiça Social e a nível da empregabilidade percebida, fatores que derivam do Mercado de Trabalho. Também se verificou que a motivação académica tem um impacto positivo na motivação para o serviço público, contudo, não se verificou impacto relevante na empregabilidade percebida. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203438477 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9116 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Motivação académica | pt_PT |
dc.subject | Motivação para o serviço público | pt_PT |
dc.subject | Empregabilidade percebida | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Administração Pública | pt_PT |
dc.subject | Serviço público | pt_PT |
dc.title | Motivação Académica, Motivação para o Serviço Público e Empregabilidade Percebida dos Estudantes do Ensino Superior na Área da Administração Pública: um Estudo em Portugal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Administração Pública | pt_PT |