Repository logo
 
Publication

Formação na inCentea – O Diagnóstico de Necessidades de Formação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa e
dc.contributor.authorDomingues, Luana Ferreira Silva
dc.date.accessioned2022-11-15T13:45:37Z
dc.date.available2022-11-15T13:45:37Z
dc.date.issued2022-05-11
dc.description.abstractA função de Gestão de Recursos Humanos (GRH) tem ganho cada vez maior relevância no ambiente organizacional, contribuindo para o crescimento das organizações através de colaboradores dotados de competências e com motivação para desempenhar as suas funções. De forma a dotar os colaboradores com os conhecimentos necessários, é importante que as organizações disponham de estratégias formativas. A prática formativa revela-se como uma prática basilar bastante benéfica para as organizações, como meio de transmissão e desenvolvimento dos conhecimentos e competências essenciais à atividade dos colaboradores, permitindo a melhoria dos níveis de produtividade. Para além do mais, a formação torna-se igualmente benéfica para os próprios colaboradores, que adquirem a possibilidade de melhorar os seus métodos de trabalho e de progredir na carreira profissional. De modo a obter maiores vantagens, é importante que as organizações delineiem eficazmente o ciclo formativo, passando pelas etapas de diagnóstico de necessidades de formação, programação, execução e avaliação da formação. De entre todas as etapas, o diagnóstico de necessidades formativas releva-se como uma etapa de elevada importância, identificando problemas que afetam negativamente a produtividade e qualidade dos produtos/serviços disponibilizados aos clientes e que podem ser melhorados através de formação. Realizando um adequado diagnóstico, as organizações poderão proporcionar ações de formação com resultados mais eficazes na melhoria dos níveis de produtividade e rentabilidade organizacional. O presente relatório retrata o estágio curricular realizado na inCentea – Tecnologia de Gestão, durante quatro meses, no âmbito do Mestrado em Gestão. O principal objetivo deste estágio foi otimizar o diagnóstico de necessidades e o procedimento do levantamento de necessidades de formação, tendo sido, por isso, realizado na equipa dos Recursos Humanos. Sendo um estágio focado na área da formação, as tarefas foram, maioritariamente, efetuadas nesta mesma área, através da apresentação de sugestões que enriquecem o processo de diagnóstico e levantamento de necessidades, como são exemplo a criação de planos de desenvolvimento individual ou a identificação de perfis de competências comportamentais para cargos de chefia.pt_PT
dc.identifier.tid203097807pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7862
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRecursos humanospt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectNecessidades de formaçãopt_PT
dc.subjectDiagnóstico de necessidades de formaçãopt_PT
dc.subjectIncenteapt_PT
dc.titleFormação na inCentea – O Diagnóstico de Necessidades de Formaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Formação na inCentea - O Diagnóstico de Necessidades de Formação.pdf
Size:
1021.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: