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Advisor(s)
Abstract(s)
As transformações ocorridas nos modelos de gestão dos museus procuram tirar partido dos
ganhos de centralidade da cultura, somando-os à reconfiguração do turismo cultural através do
fortalecimento da vertente criativa. Cabe-lhes, cada vez mais gerar parte das suas próprias
receitas, usando da sua posição privilegiada enquanto coordenadores da “paisagem cultural”
onde se misturam todos os tipos de recursos mobilizáveis através de formas distintas de
criatividade. Para isso, os museus têm de se desvincular das modalidades de funcionamento
mais estático, associadas às funções de armazenamento, conservação, exibição e educação,
tendo por base conceções pré-determinadas a transmitir ao visitante que se quer educar.
Os museus vistos como, repositórios estáticos ou como “torres de marfim”, devem dar lugar a
espaços mais interativos aproximando-se da complexidade que modela as sociedades. Ou seja,
devem projetar-se como centros culturais onde se discutem e se assumem posições sociais e
éticas capazes de qualificar a vida das pessoas.
A esta reconfiguração soma-se outra mobilizada pelo pós-modernismo, que catapulta estes
equipamentos para o palco onde se coordenam vários tipos de consumos culturais, servindo de
rótulas entre arte, cultura, turismo e entretenimento. Pede-se-lhes que se consigam adaptar às
necessidades da procura movimentada pelos visitantes-turistas e com isto servirem de motores
de desenvolvimento para os lugares onde estão localizados.
A informação recolhida e sistematizada através do inquérito (apesar de ser exploratória),
complementada pela compilação de dados recolhidos nas fontes oficiais, reproduzem uma
estrutura museológica (composta por 29 instituições) que, apesar de manifestar situações
variadas, está afastada dos modelos que melhor compaginam a ligação entre museus e turismo
cultural e criativo. Esta realidade manifesta-se nas diferentes fragilidades que manifesta na
capacidade de atrair visitantes que procuram, junto dos museus, produtos culturais e criativos
qualificados.
Description
Keywords
Museus Cultura Turismo Cultural Turismo Criativo Visitantes-turistas