Repository logo
 
Publication

As gerações X, Y e Z e a informação jornalística nas redes sociais: uso dos media e fake news

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Marco José Marques Gomes Alves
dc.contributor.authorGirotto, João Carlos
dc.date.accessioned2022-07-18T09:13:08Z
dc.date.available2022-07-18T09:13:08Z
dc.date.issued2022-04-22
dc.description.abstractÉ inegável que a era digital facilitou a comunicação entre pessoas, fruto da evolução tecnológica por meio de dispositivos conectados à Internet que possibilitaram a transformação do processo comunicativo a partir das redes sociais digitais. A contemporaneidade digital propiciou, igualmente, uma produção, distribuição e receção de notícias falsas, cuja disseminação, em larga escala, afeta os campos político e social. Esta pesquisa pretende avaliar as práticas de receção/usos dos media e encontrar elementos explicativos sobre a forma como determinados grupos geracionais (X, Y e Z) percecionam o fenómeno das fake news. Entre os principais objetivos encontra-se o propósito de analisar os procedimentos de validação da informação noticiosa em ambiente digital e perceber se a perceção do grupo geracional Z diante das fake news, tido como a geração que permanece mais tempo conectada à Internet, apresenta características diferenciadoras em relação às gerações X e Y. A pesquisa tem por base um questionário dirigido à comunidade académica e profissional de uma instituição de ensino superior no Brasil, no estado de Minas Gerais. Conclui-se que a receção e difusão de notícias falsas está diretamente ligada à rede social utilizada. Não obstante apresentar os níveis mais elevados de conectividade à Internet e às redes sociais, a geração Z, no presente estudo, não está mais suscetível de ser afetada por fake news e, por isso, não é a que mais partilha notícias falsas.pt_PT
dc.identifier.tid203038819pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7370
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFake newspt_PT
dc.subjectDesinformaçãopt_PT
dc.subjectGrupos geracionaispt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectNotíciaspt_PT
dc.titleAs gerações X, Y e Z e a informação jornalística nas redes sociais: uso dos media e fake newspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Mediapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese João Giroto_após correções formais.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: