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É inegável que a era digital facilitou a comunicação entre pessoas, fruto da evolução tecnológica por meio de dispositivos conectados à Internet que possibilitaram a transformação do processo comunicativo a partir das redes sociais digitais. A contemporaneidade digital propiciou, igualmente, uma produção, distribuição e receção de notícias falsas, cuja disseminação, em larga escala, afeta os campos político e social. Esta pesquisa pretende avaliar as práticas de receção/usos dos media e encontrar elementos explicativos sobre a forma como determinados grupos geracionais (X, Y e Z) percecionam o fenómeno das fake news. Entre os principais objetivos encontra-se o propósito de analisar os procedimentos de validação da informação noticiosa em ambiente digital e perceber se a perceção do grupo geracional Z diante das fake news, tido como a geração que permanece mais tempo conectada à Internet, apresenta características diferenciadoras em relação às gerações X e Y. A pesquisa tem por base um questionário dirigido à comunidade académica e profissional de uma instituição de ensino superior no Brasil, no estado de Minas Gerais. Conclui-se que a receção e difusão de notícias falsas está diretamente ligada à rede social utilizada. Não obstante apresentar os níveis mais elevados de conectividade à Internet e às redes sociais, a geração Z, no presente estudo, não está mais suscetível de ser afetada por fake news e, por isso, não é a que mais partilha notícias falsas.
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Fake news Desinformação Grupos geracionais Redes sociais Notícias