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O impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarial

dc.contributor.advisorMarques, Alzira Maria Ascensão
dc.contributor.authorMourão, Carolina Corona
dc.date.accessioned2014-11-26T14:49:58Z
dc.date.available2014-11-26T14:49:58Z
dc.date.issued2013-12-17
dc.date.submitted2014-11-26
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.por
dc.description.abstractCom a globalização e a intensificação da competição as empresas passaram a adaptar a sua estratégia e transferiram o seu centro de interesse para os clientes com o objetivo de estabilizar e valorizar a sua carteira de clientes. Cada vez mais, as competências e os recursos são vistos como fatores chave para o desenvolvimento de uma organização (Moller & Torronen, 2003). Face ao exposto, parece consensual que a estratégia de marketing seja de grande importância para a performance empresarial. Compreender o papel da estratégia de marketing na performance empresarial será o principal propósito deste estudo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar o impacto das variáveis Orientação de Mercado, Orientação para a Inovação, Capacidades de Marketing Inside-out e Outside-in (de dentro para fora e de fora para dentro) na performance empresarial. Assim, tendo por base a informação recolhida através de questionário numa amostra de 324 empresas industriais do concelho de Leiria, efetuou-se um estudo quantitativo, transversal e de natureza dedutiva, cujos resultados obtidos evidenciaram que a Orientação para a Inovação tem capacidade para explicar parte da Performance Empresarial, assim como a Orientação para o Mercado tem um impacto positivo na Vantagem Competitiva. Tendo em conta estes resultados, no final do presente estudo, serão apresentadas as contribuições do mesmo e recomendações direcionadas aos gestores e administradores das empresas do concelho de Leiria.por
dc.identifier.tid201880067
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1134
dc.language.isoporpor
dc.subjectPerformance empresarialpor
dc.subjectVantagem competitivapor
dc.subjectOrientação para o mercadopor
dc.subjectOrientação para a inovaçãopor
dc.subjectCapacidades de marketingpor
dc.subjectClientespor
dc.titleO impacto do marketing estratégico, em termos de orientações e capacidades, no desempenho empresarialpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpor

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