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Authors
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Abstract(s)
Com a globalização e a intensificação da competição as empresas passaram a adaptar a sua estratégia e transferiram o seu centro de interesse para os clientes com o objetivo de estabilizar e valorizar a sua carteira de clientes. Cada vez mais, as competências e os recursos são vistos como fatores chave para o desenvolvimento de uma organização (Moller & Torronen, 2003). Face ao exposto, parece consensual que a estratégia de marketing seja de grande importância para a performance empresarial.
Compreender o papel da estratégia de marketing na performance empresarial será o principal propósito deste estudo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar o impacto das variáveis Orientação de Mercado, Orientação para a Inovação, Capacidades de Marketing Inside-out e Outside-in (de dentro para fora e de fora para dentro) na performance empresarial.
Assim, tendo por base a informação recolhida através de questionário numa amostra de 324 empresas industriais do concelho de Leiria, efetuou-se um estudo quantitativo, transversal e de natureza dedutiva, cujos resultados obtidos evidenciaram que a Orientação para a Inovação tem capacidade para explicar parte da Performance Empresarial, assim como a Orientação para o Mercado tem um impacto positivo na Vantagem Competitiva.
Tendo em conta estes resultados, no final do presente estudo, serão apresentadas as contribuições do mesmo e recomendações direcionadas aos gestores e administradores das empresas do concelho de Leiria.
Description
Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Performance empresarial Vantagem competitiva Orientação para o mercado Orientação para a inovação Capacidades de marketing Clientes
