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A Autoeficácia e a Aceitação da Tecnologia do Educador Digitalmente Competente
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Filipe Alexandre da Silva | |
dc.contributor.author | Duarte, Carlos Nuno Alves | |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T13:11:07Z | |
dc.date.available | 2022-04-20T13:11:07Z | |
dc.date.issued | 2022-02-25 | |
dc.description.abstract | Ao longo de mais de uma década, a União Europeia tem vindo a cola-borar, com os Estados-Membros, no sentido de reforçar a qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar o apoio às profissões docentes, considerando que a qualidade e profissionalismo dos conhecimentos, as atitudes dos educadores e competências, entre as quais as digitais, são de grande importância, por terem um efeito direto nos resultados da aprendizagem dos alunos. O quadro de referência DigCompEdu sinte-tiza quadros de competência existentes, num quadro de referência co-mum, e fornece sugestões para as competências pedagógicas digitais dos educadores segundo critérios didático-pedagógicos.Mas as crenças e a motivação podem influenciar diretamente a decisão de colocar em ação, ou não, essas mesmas competências. Será importante determinar como, e se os educadores estão a integrar a tecnologia na sala de aula. Além disso, compreender se as suas perceções ligadas à autoeficácia e aceitação da tecnologia positivam essa integração. Existem diversos modelos para avaliar a autoeficácia e a aceitação de tecnologias, em que alguns aspetos motivacionais são explorados. Para além do Quadro DigCompEdu, foi utilizado o Modelo TAM (Technology Acceptance Model) e a Teoria da Autoeficácia num Agrupamento de Escolas Pú-blicas. Apresentamos aqui os resultados de um estudo de caso, baseado em questionários a 73 professores. Confirmam que os educadores se encontram confiantes na informática e na sua integração na sala de aula, e positivamente motivados, mais extrinsecamente do que intrinseca-mente, mas ainda apresentam fragilidades na sua proficiência pedagó-gica digital. Pretende ainda ser um contributo para a criação do Plano de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) daquela instituição, tendo em conta o Quadro Europeu de Organizações Digital-mente Competentes (DigCompOrg, 2018), no sentido de promover a inovação educacional, através da integração das tecnologias digitais em contexto educativo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202995666 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7038 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Competências digitais | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.title | A Autoeficácia e a Aceitação da Tecnologia do Educador Digitalmente Competente | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC | pt_PT |
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