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Formulação de uma estratégia de marketing para o canal digital da Americana – Papelaria, S.A

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Alzira Maria da Ascensão
dc.contributor.authorAmado, Rui Filipe Carvalho
dc.date.accessioned2018-06-28T10:39:42Z
dc.date.available2018-06-28T10:39:42Z
dc.date.issued2018-04-26
dc.description.abstractO crescimento das organizações está diretamente relacionado com a estratégia de marketing escolhida para alcançar os objetivos definidos. Com o aumento da agressividade da concorrência, a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a mudança do comportamento dos consumidores, as estratégias passaram a ter em consideração a área digital, não esquecendo, no entanto, as atividades de marketing realizadas no mercado tradicional (off-line). A Americana, S.A., empresa facilitadora do estágio curricular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), alvo do presente relatório, está consciente que a tendência é para competir com uma estratégia de marketing de convergência entre as atividades off-line e on-line e, nesse sentido, definiu como objetivo de estágio a formulação de uma estratégia de marketing para o canal digital. Assim, com base na observação direta, na análise de conteúdos e em entrevistas semiestruturadas, realizadas entre setembro de 2017 e janeiro de 2018, desenvolveu-se um estudo de caso que assume as características de uma investigação-ação, aplicando conhecimentos e ferramentas de marketing digital e a metodologia de marketing estratégico na formulação da estratégia. Como suporte ao relatório, efetuou-se uma revisão da literatura sobre marketing digital e as suas ferramentas e sobre estratégia de marketing e o seu processo de elaboração. Posteriormente, foi desenvolvida uma auditoria de marketing, tendo-se concluído que a empresa não apresentava uma estratégia estruturada, seguindo apenas algumas orientações na área das vendas e de marketing digital. Identificaram-se as oportunidades, definiram-se os objetivos e a estratégia de marketing-mix e foi proposto um plano de ação para implementar em três anos, que visa a concretização dos objetivos estratégicos como: melhorar a qualidade do serviço, conhecer o mercado, melhorar os processos, melhorar a comunicação (on-line e off-line), criar valor para os clientes, otimizar o processo logístico, melhorar o serviço ao cliente, aumentar o valor da carteira de clientes e alcançar uma maior rendibilidade nas vendas.pt_PT
dc.identifier.tid201948303pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3315
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectEstratégia de marketingpt_PT
dc.subjectInvestigação aplicadapt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.titleFormulação de uma estratégia de marketing para o canal digital da Americana – Papelaria, S.Apt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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