Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o papel das representações matemáticas na resolução de problemas envolvendo a divisão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Margarida Fernandes
dc.contributor.authorSá, Beatriz Ferreira de
dc.date.accessioned2025-01-31T15:13:41Z
dc.date.available2025-01-31T15:13:41Z
dc.date.issued2024-11-21
dc.description.abstractO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do percurso no Mestrado em Ensino do 1.º ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo, nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024, e encontra-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A “Dimensão Reflexiva” surge na perspetiva de refletir sobre as vivências e aprendizagens realizadas ao longo das Práticas Pedagógicas, focalizando aspetos relevantes para o meu percurso enquanto professora dos 1.º e 2.º ciclos, nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. A segunda parte, a “Dimensão Investigativa”, apresenta um estudo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, no âmbito das representações matemáticas para a resolução de problemas envolvendo a divisão. Assim, assente num paradigma interpretativo, pretende-se, respeitando o tipo de representações privilegiadas por cada aluno, analisar de que forma os alunos representam o seu raciocínio num contexto de resolução de problemas envolvendo a divisão e que significados atribuem ao resto. Para a concretização da presente investigação, a recolha de dados incidiu na observação direta participante e na análise documental das produções dos alunos. Os resultados, fruto do presente estudo, revelam que os alunos recorrem maioritariamente a representações simbólicas, encontrando-se apropriados de simbologia matemática para dar resposta aos problemas propostos, demonstrando compreender os diferentes sentidos da divisão e o papel a atribuir ao resto dependendo do contexto do problema.pt_PT
dc.identifier.tid203871596pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10446
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectRaciocinio matemáticopt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o papel das representações matemáticas na resolução de problemas envolvendo a divisãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório PES.pdf
Size:
7.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: