Repository logo
 
Publication

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO BRASIL E EM PORTUGAL – Revisão Teórica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorSaldanha, Naira Cristina Medeiros da Costa
dc.date.accessioned2025-07-01T10:50:40Z
dc.date.available2025-07-01T10:50:40Z
dc.date.issued2025-06-13
dc.description.abstractO presente estudo levado a cabo pretende através do seu enquadramento teórico assente nos conceitos de inclusão, Transtorno do Espectro do Autismo , bem como de uma perspetiva histórica das políticas de inclusão tanto no Brasil como em Portugal mapear as práticas pedagógicas que promovem a inclusão escolar de alunos com TEA nos dois países, com base na literatura científica produzida nos últimos cinco anos. Nesse contexto, enveredou-se por fazer uma revisão teórica definindo os principais conceitos e teorias que possam servir para fundamentar e compreender o problema, analisar e comparar o conteúdo dos dados coletados dos documentos selecionados para identificar semelhanças e dissemelhanças entre eles. A investigação procura responder à seguinte questão: “Que práticas de inclusão escolar para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do Pré-escolar ao Ensino Básico no Brasil e em Portugal a literatura científica e académica aponta nos últimos cinco anos?” Visa-se responder aos seguintes objetivos de investigação: Mapear práticas pedagógicas inclusivas descritas na literatura científica e académica dos últimos cinco anos no Brasil e em Portugal; identificar estratégias de intervenção pedagógica que promovam a inclusão e a aprendizagem de alunos com TEA em ambientes escolares inclusivos; analisar os objetivos e intencionalidades educativas que norteiam as práticas inclusivas; compreender a aplicação da avaliação para o sucesso de práticas pedagógicas inclusivas no contexto de alunos com TEA. A trajetória das práticas de inclusão escolar para alunos com TEA no Brasil e em Portugal aqui analisada resulta em factos que ainda precisam de muitos estudos a respeito da necessidade de uma prática docente eficaz para o sucesso na inclusão escolar e no desenvolvimento educacional desses alunos devido a mudanças no quadro do TEA, novas leis de inclusão e mudanças no paradigma escolar.por
dc.identifier.tid203958594
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13480
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAutismo
dc.subjectBrasil
dc.subjectInclusão escolar
dc.subjectPortugal
dc.subjectPrática docente
dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO BRASIL E EM PORTUGAL – Revisão Teórica
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
dissertação 19.03.25.pdf
Size:
876.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: