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Authors
Abstract(s)
Um dos problemas dos dias de hoje na área do marketing é que as marcas têm grandes
problemas em conseguir chegar aos consumidores, especialmente nas gerações mais jovens.
Isto dá-se ao facto de estes serem constantemente bombardeadas com conteúdo publicitário
uma vez que, com o surgimento da Internet, o acesso aos media tornou-se algo trivial, sendo
a população jovem cada vez mais exposta a este tipo de conteúdo. Este contacto constante
faz com que rapidamente aprendam a filtrar o que lhes é importante, tornando especialmente
difícil criar campanhas publicitarias de sucesso recorrendo aos tradicionais métodos uma vez
que estas são completamente ignoradas.
Uma das industrias que tem vindo a crescer cada vez mais é a dos videojogos,
especialmente no mercado móvel. Isto deve-se ao facto de os jogos móveis serem uma forma
de entretenimento extremamente acessível. Existe, portanto, neste mercado, uma
possibilidade de se juntar o mundo do marketing como forma de oferecer às marcas novas
formas de criar experiências atrativas para o seu público alvo com o objetivo de captar a sua
atenção. É nesta oportunidade de negócio que se insere a CashYT que oferece uma
plataforma de social gaming onde as marcas podem criar campanhas atraentes através de
conteúdo patrocinado ou oferecer recompensas (por exemplo, em forma de códigos que
podem ser ativados na plataforma) após os consumidores interagirem com a mesma.
É neste âmbito que se insere este trabalho, tendo como objetivo principal desenvolver
um jogo a ser incluído numa das aplicações (chamada Birdy Bytes) que integra esta
plataforma. Pretende-se com isto introduzir conteúdo adicional que visa atrair utilizadores,
aumentando assim a viabilidade da plataforma.
No final, foi possível criar um jogo completamente de raiz, atravessando todas as fases
de conceção desde o estudo do mercado até à sua implementação, tendo em conta um
conjunto de requisitos característicos da plataforma em causa. O trabalho desenvolvido foi
integrado na aplicação anteriormente referida, encontrando-se atualmente no mercado.
Description
Keywords
Videojogo Social gaming Marketing Mobile