Publication
Refletindo sobre a criação e a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical no 1.º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.author | Bacelar, Margarida Almeida | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T11:22:39Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T11:22:39Z | |
dc.date.issued | 2016-05-24 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes, a primeira parte referente à Dimensão Reflexiva e a segunda parte à Dimensão Investigativa. A primeira parte consiste na apresentação do percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, fazendo uma análise crítica, reflexiva e fundamentada das situações vividas que proporcionaram diversas aprendizagens a nível profissional, pessoal e social. A segunda parte consiste na apresentação de um estudo investigativo de caráter qualitativo desenvolvido numa turma de 2.º ano de escolaridade. Este estudo pretende perceber o impacto da criação e utilização do dicionário no desenvolvimento lexical dos alunos, tendo como objetivos: (i) Compreender o impacto da estratégia didática (dicionário) para o enriquecimento lexical; (ii) Perceber de que forma os alunos utilizam o dicionário quando o fazem com ou sem orientação do professor; (iii) Refletir sobre a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical. Os dados recolhidos revelam que a estratégia utilizada teve um impacto positivo, na medida em que, o capital lexical da maioria dos alunos foi significativamente aumentado, contudo, é também evidente que os alunos utilizavam o dicionário com maior frequência quando o faziam com orientação do professor. Em relação à utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical revelou-se que turmas nos primeiros anos de escolaridade apresentam dificuldades na seleção dos significados adequados para cada contexto, sendo necessário treiná-las nesse sentido. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201201585 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1925 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Dicionário | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Língua Portuguesa | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a criação e a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical no 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |