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Abstract(s)
No curso de TIPC-CP, licenciatura de 4 anos protocolada entre o IPL e a UPM, a ESECS recebe presencialmente os estudantes chineses do 2.º ano, durante um ano letivo. Do plano curricular, no 1.º semestre, faz parte a UC de Leitura Ex-tensiva em Português I, cujos objetivos se centram, entre outros, no desenvol-vimento de competências para: a) ler diferentes géneros textuais, silenciosa-mente e em voz alta; b) analisar e interpretar textos literários e não literários, reconstruindo no ato da receção a sua significação, acedendo às mundividências proporcionadas; c) desenvolver a opinião crítica a partir das mundividências das obras lidas; d) fruir a dimensão estética dos textos literários.
Em 2022-23, o projeto final desta UC consistia na seleção e investigação por ca-da estudante de um autor português de literatura para a infância e juventude e um livro dele; apresentação da leitura e interpretação feita do livro à turma; re-alce das diferenças/semelhanças culturais encontradas; reflexão espontânea so-bre as dificuldades implícitas numa tradução para a sua língua materna.
Na comunicação reveem-se autores e textos selecionados, aprendizagens feitas nesses domínios e pontes entre a língua materna (neste caso o mandarim) e a não-materna (o português, cujo nível QUERC não ia além do A2, nalguns casos até um inicial A1), a importância de textos multiformato, sobretudo a ilustra-ção, por vezes o vídeo ou a dramatização, e a relevância desses projetos nas pro-jeções para o futuro profissional de tradutores.
Description
Keywords
Experiências de ensino/aprendizagem no ensino superior Língua materna / Língua não materna Tradução Autoridade Literatura para a infância e juventude
Citation
Nobre, C. (2023). A leitura extensiva de livros infantis e juvenis portugueses por estudantes chineses. XII Conferência Internacional IPCE – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, org. ESECS-IPLeiria, 5 & 6 de maio.
Publisher
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Politécnico de Leiria