Repository logo
 
Publication

A lealdade à marca enquanto fator determinante da fidelização de clientes: estudo comparativo aplicado às marcas comercializadoras de combustível

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Jacinta Raquel Miguel
dc.contributor.authorRibeiro, Maria Inês Pontes
dc.date.accessioned2016-03-03T10:49:50Z
dc.date.available2016-03-03T10:49:50Z
dc.date.issued2015-12-17
dc.description.abstractHoje em dia, os consumidores estão em constante mutação e perante a concorrência altamente competitiva é imperativo tomar as melhores decisões no que diz respeito às estratégias de marketing para fidelização de clientes, pois a lealdade é um pilar das empresas para a obtenção de lucro. O objetivo deste estudo é verificar quais as variáveis que têm impacto no Word-of-mouth negativo e na lealdade à marca das marcas comercializadoras de combustíveis. Deste modo, foram estudadas as variáveis preço no seu papel negativo, mais propriamente os constructos sensibilidade ao preço, sensibilidade às promoções, sensibilidade aos cupões de desconto e price mavenism, como também a conveniência, a publicidade e a qualidade percebida. Os resultados mostraram que apenas a qualidade percebida influencia tanto a variável WOM negativo como a lealdade à marca.pt_PT
dc.identifier.tid201065096pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1552
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLealdade à marcapt_PT
dc.subjectWord-of-Mouthpt_PT
dc.subjectPreçopt_PT
dc.subjectPreçopt_PT
dc.subjectCombustívelpt_PT
dc.subjectPromoçõespt_PT
dc.subjectDescontospt_PT
dc.subjectQualidade percebidapt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectConveniência.pt_PT
dc.titleA lealdade à marca enquanto fator determinante da fidelização de clientes: estudo comparativo aplicado às marcas comercializadoras de combustívelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Maria Inês Ribeiro_Dissertação MMR-ESTG.pdf
Size:
1.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: