Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.94 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A análise de dados e a Inteligência de Negócio (Business Intelligence) têm vindo a ganhar cada vez mais importância nas organizações, com a tomada de decisões estratégicas. Atualmente, observa-se uma tendência crescente de descentralização do acesso e análise de dados em toda a organização, o que leva a que as empresas reconheçam o Business Intelligence como uma componente estratégica.
Neste sentido, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de analytics para auxílio à gestão e análise de informação de múltiplas fontes de dados no meio empresarial. De tal modo, para o desenvolvimento deste projeto, foi utilizado como caso de estudo a informação retirada das redes sociais do Grupo Lusiaves, utilizando a plataforma Domo. O projeto segue uma abordagem metodológica baseada no CRISP-DM, comumente utilizada na construção de sistemas de análise de dados. Todo o processo que foi seguido com base na metodologia CRISP-DM foi desenvolvida através da plataforma Domo, desde o processo de recolha e preparação dos dados até ao desenvolvimento de dashboards.
Através da análise descritiva e prescritiva dos dados, foi possível comprovar o enorme potencial do Domo como ferramenta de suporte ao Business Intelligence, tanto do ponto de vista económico como no que diz respeito à análise de dados.
Description
Keywords
Business Intelligence Domo Dashboard e CRISP-DM