Publication
O encontro da arte digital com a aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiência de interdisciplinaridade
dc.contributor.author | Delplancq, Véronique | |
dc.contributor.author | Costa, Ana Maria | |
dc.contributor.author | Costa, Cristina Amaro | |
dc.contributor.author | Coutinho, Emília | |
dc.contributor.author | Oliveira, Isabel | |
dc.contributor.author | Pereira, José | |
dc.contributor.author | Lopez Garcia, Patricia | |
dc.contributor.author | Gillain, Romain | |
dc.contributor.author | Amante, Susana | |
dc.contributor.author | Fidalgo, Susana | |
dc.contributor.author | Relvas, Susana | |
dc.date.accessioned | 2023-06-05T12:54:09Z | |
dc.date.available | 2023-06-05T12:54:09Z | |
dc.date.issued | 2021-05-28 | |
dc.date.updated | 2023-06-03T21:48:11Z | |
dc.description | PROJ/IPV/ID&I/030 | pt_PT |
dc.description.abstract | Um dos desafios atuais do Ensino Superior (ES) é inovar nas suas práticas, con-siderando o estudante como ator ativo da sua aprendizagem, na perspetiva das exigências do mercado do trabalho, a sua rápida evolução e a variedade de ca-pacidades requeridas. A criação de narrativas digitais não lineares dinâmicas com o Korsakow 6 revelou ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem ati-va das línguas estrangeiras (LE): estimula a mobilização de competências em diversas áreas e constitui uma forte motivação para os estudantes do século XXI. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: LE, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ES), desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar de docentes do ES, utiliza este sistema para produzir curtas-metragens, em francês e inglês, por alunos do curso de licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo por base o percurso de vida e as tradições de imigrantes em Viseu. Recorre a abordagens diversas, de criação e de diferentes modos, com o objetivo de levar os estudantes a desenvolver uma consciência multilingue e multicultural, num ambiente criativo, colaborativo e interdisciplinar. O recurso às novas tecnologias permitiu prosseguir o trabalho à distância, assegurando a continuidade da produção de conteúdos e o refina-mento da qualidade dos documentos. O artigo problematiza a metodologia adotada, apresenta os resultados em termos de conteúdos produzidos, de aquisição de competências, mas também de avaliação por parte dos alunos e dos docentes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-89-6 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-3089780 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8561 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Línguas estrangeiras | pt_PT |
dc.title | O encontro da arte digital com a aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiência de interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Leiria | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 16 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 9 | pt_PT |
oaire.citation.title | X Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educação | pt_PT |
person.familyName | Gillain | |
person.givenName | Romain | |
person.identifier.ciencia-id | 3514-9BEE-DD4D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1933-1072 | |
rcaap.cv.cienciaid | 3514-9BEE-DD4D | Romain Gillain | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9eeda64d-6f4d-45a4-a02b-b65a5ecacbdd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9eeda64d-6f4d-45a4-a02b-b65a5ecacbdd |