Repository logo
 
Publication

O encontro da arte digital com a aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiência de interdisciplinaridade

dc.contributor.authorDelplancq, Véronique
dc.contributor.authorCosta, Ana Maria
dc.contributor.authorCosta, Cristina Amaro
dc.contributor.authorCoutinho, Emília
dc.contributor.authorOliveira, Isabel
dc.contributor.authorPereira, José
dc.contributor.authorLopez Garcia, Patricia
dc.contributor.authorGillain, Romain
dc.contributor.authorAmante, Susana
dc.contributor.authorFidalgo, Susana
dc.contributor.authorRelvas, Susana
dc.date.accessioned2023-06-05T12:54:09Z
dc.date.available2023-06-05T12:54:09Z
dc.date.issued2021-05-28
dc.date.updated2023-06-03T21:48:11Z
dc.descriptionPROJ/IPV/ID&I/030pt_PT
dc.description.abstractUm dos desafios atuais do Ensino Superior (ES) é inovar nas suas práticas, con-siderando o estudante como ator ativo da sua aprendizagem, na perspetiva das exigências do mercado do trabalho, a sua rápida evolução e a variedade de ca-pacidades requeridas. A criação de narrativas digitais não lineares dinâmicas com o Korsakow 6 revelou ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem ati-va das línguas estrangeiras (LE): estimula a mobilização de competências em diversas áreas e constitui uma forte motivação para os estudantes do século XXI. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: LE, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ES), desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar de docentes do ES, utiliza este sistema para produzir curtas-metragens, em francês e inglês, por alunos do curso de licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo por base o percurso de vida e as tradições de imigrantes em Viseu. Recorre a abordagens diversas, de criação e de diferentes modos, com o objetivo de levar os estudantes a desenvolver uma consciência multilingue e multicultural, num ambiente criativo, colaborativo e interdisciplinar. O recurso às novas tecnologias permitiu prosseguir o trabalho à distância, assegurando a continuidade da produção de conteúdos e o refina-mento da qualidade dos documentos. O artigo problematiza a metodologia adotada, apresenta os resultados em termos de conteúdos produzidos, de aquisição de competências, mas também de avaliação por parte dos alunos e dos docentes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-89-6
dc.identifier.slugcv-prod-3089780
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8561
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociaispt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectLínguas estrangeiraspt_PT
dc.titleO encontro da arte digital com a aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiência de interdisciplinaridadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage16pt_PT
oaire.citation.startPage9pt_PT
oaire.citation.titleX Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educaçãopt_PT
person.familyNameGillain
person.givenNameRomain
person.identifier.ciencia-id3514-9BEE-DD4D
person.identifier.orcid0000-0003-1933-1072
rcaap.cv.cienciaid3514-9BEE-DD4D | Romain Gillain
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9eeda64d-6f4d-45a4-a02b-b65a5ecacbdd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9eeda64d-6f4d-45a4-a02b-b65a5ecacbdd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
5.3.pdf
Size:
199.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: