Repository logo
 
Publication

Ensinar e aprender em educação visual no 2º CEB - o desafio do digital

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMagueta, Lúcia Grave
dc.contributor.authorRamos, Elsa de Jesus Jorge
dc.date.accessioned2022-09-28T13:39:11Z
dc.date.available2022-09-28T13:39:11Z
dc.date.issued2022-07-28
dc.description.abstractEste estudo visa perspetivar mudanças nas práticas letivas da disciplina de EV, tendo em conta a evolução das tecnologias digitais de Informação e Comunicação, numa sociedade predominantemente digital. A utilização das TIC em contexto educativo com a integração de ferramentas digitais no currículo de EV do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) é um valioso contributo para a diversificação das estratégias de ensino/aprendizagem. A sua implementação em contexto de sala de aula vai ao encontro da pergunta “De que forma as ferramentas digitais, em Educação Visual do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.ºCEB) contribuem para a abordagem dos conceitos estruturantes desta disciplina e para a construção das aprendizagens essenciais”? Procurou-se descrever uma intervenção educativa, analisando o impacto que a utilização de ferramentas digitais tem no processo ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção das aprendizagens essenciais da disciplina, na consolidação de conceitos e no interesse e motivação demonstrado pelos alunos na realização das atividades propostas na disciplina de Educação Visual. Para a sua realização, foi seguida uma metodologia de Investigação-Ação (I-A) que decorreu no ano letivo 2021/2022 e que consistiu na integração de 6 ferramentas digitais nas práticas de Educação Visual (EV) numa turma de alunos do 6.º Ano com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos. Os resultados permitiram concluir que as ferramentas digitais podem ser um forte contributo para a abordagem de conteúdos da disciplina, possibilitando assim a aquisição de novas aprendizagens e o desenvolvimento de competências na utilização das TIC no 6.º ano de escolaridade. Nas situações educativas proporcionadas aos alunos verificou-se que em geral, o recurso a ferramentas digitais foi um fator de motivação para a aprendizagem, estimulando-a e facilitando a sua mobilização em novos contextos, e facilitando a realização de tarefas na sala de aula.pt_PT
dc.identifier.tid203071557pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7741
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologia da educaçãopt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectEducação Visualpt_PT
dc.subjectFerramentas digitaispt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.titleEnsinar e aprender em educação visual no 2º CEB - o desafio do digitalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Projeto_MUPTIC_Elsa Ramos.pdf
Size:
3.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: