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Rebranding empresarial: lançamento de uma marca nacional

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Paulo Jorge Soares da
dc.contributor.authorCosta, Renato Miguel Sousa Rio
dc.date.accessioned2016-03-18T15:00:50Z
dc.date.available2016-03-18T15:00:50Z
dc.date.issued2014-10-22
dc.description.abstractA marca deve ser entendida como um património da empresa, evidenciando as qualidades do produto ou dos serviços por esta oferecidos, fortalecendo a sua imagem comercial perante o consumidor e/ou potencial cliente. O seu valor é manipulado do ponto de vista estratégico, como marco distintivo ou diferenciador, localizando-se e ganhando expressão no contexto que serve. O presente estudo tem como principal objectivo o desenvolvimento de um rebranding de uma marca nacional que presta serviços nas áreas de design, branding e produto. Pretende, igualmente, analisar e enquadrar o lançamento da marca, a sua inserção no mercado e todo o contexto envolvente, no sentido de perceber o estatuto da mesma, bem como o seu posicionamento relativamente a outras marcas, que partilham o mesmo mercado e a mesma área de intervenção, nos panoramas nacional e internacional. Pretende-se, também, que seja uma marca de referência, com o objectivo de promover o valor estratégico do design, tanto através da colaboração com designers nacionais e internacionáis A presente dissertação desenrola-se essencialmente em de três fases: enquadramento teórico, estudo de casos e aplicação do modelo de identidade. Foi feita ainda uma pesquisa de modelos de identidade corporativa, tendo o autor selecionodo dois modelos, fazendo a fusão dos mesmo, por forma a adaptar-se melhor ao seu caso prático. De forma a cumprir os objectivos deste estudo, irá ser feito um rebranding à marca do atelier Pedro Gomes Design, através da integração no seu contexto empresarial. Para além da pesquisa em torno da temática da criação de marcas, será necessária a elaboração de estudos de enquadramento e estabelecimento da mesma, visibilidade, projecção e outros que se afirmem pertinentes nesta fase de criação do projecto empresarial. Em paralelo, será estudado o processo de trabalho do designer e criador do atelier, Pedro Gomes, tal como o seu percurso profissional, a sua relação com casos semelhantes de óptica empreendedora, de formação e criação de atelier próprio. Por fim, irão ser apresentados todos os elementos gráficos constituintes da marca e todo o fundamento da mesma.pt_PT
dc.identifier.tid201090473pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1689
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign Gráficopt_PT
dc.subjectBrandingpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.titleRebranding empresarial: lançamento de uma marca nacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestradopt_PT

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