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- Relatório de Estágio no Hotel Villa BatalhaPublication . Santos, Ana Filipa Sousa; Carvalho, Mário João Paulo de JesusO presente relatório diz respeito ao estágio realizado no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. Este foi realizado no Hotel Villa Batalha e teve o seu início a 1 de agosto de 2013 e terminou a 17 de maio de 2014. O objetivo deste relatório é descrever o estágio, o que foi feito e quais os conhecimentos e competências adquiridos. Durante o estágio foi realizado um cross training pelos vários departamentos do hotel, incluindo o departamento de Front Office, o departamento de Food & Beverage (F&B), o departamento de Manutenção e o departamento de Housekeeping. No final deste relatório encontra-se uma análise dos segmentos de mercado em termos de ocupação e receita, que foi realizada através da observação ao longo do estágio e da recolha de dados do programa Protel. Esta análise traduz um desafio proposto durante o estágio, com o objetivo de complementar e colmatar conhecimentos
- Responsive Web DesignPublication . Guerra, João Filipe Borges; Ferreira, Elga Patrícia MaximianoEste relatório descreve o estágio curricular do aluno na empresa Mediaweb com a aplicação prática na área do Responsive Web Design. Este estágio realizou-se no âmbito do mestrado em Design Gráfico na Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha. O documento divide-se em três partes principais. Inicialmente é caraterizada a entidade acolhedora, seguidamente é feita a contextualização teórica sobre o tema Responsive Web Design, e por último, é realizada uma descrição e análise do trabalho prático desenvolvido durante o estágio. O primeiro parte são apresentadas as motivações pessoais, bem como os dados relativos à entidade acolhedora e as suas metodologias de funcionamento. Na segunda parte, o enquadramento teórico, é feita uma introdução sobre as origens históricas do Design de Interação e da Internet e o seu desenvolvimento até aos dias de hoje onde assistimos ao aparecimento de um novo paradigma de utilização das novas tecnologias digitais. Como foco principal no enquadramento teórico, procura-se analisar o conceito de Responsive Web Design, no qual são estudados aspectos como a sua importância, necessidade e práticas relacionadas. Ainda nesta parte é estudado o processo de adaptação da Tipografia na transição do meio impresso para o meio digital. Na terceira parte, a componente prática deste projeto, descreve-se o estudo de caso “Concertos para Bebés” deste relatório. Neste contexto, é feita a exposição do processo de criação, desenvolvimento e metodologia projetual do projeto prático. São ainda apresentados de um modo sumário outros projetos práticos desenvolvidos no decorrer do estágio curricular.
- Turismo Médico em Portugal: oportunidade vs desafioPublication . Bento, Lara Andreia Maurício São; Almeida, Paulo Jorge SantosO conceito de Turismo Médico (TM) é algo que faz parte da História da Humanidade, pois assistiu-se ao longo desta a um fluxo de pessoas que se deslocavam para outros locais em busca de tratamentos. Mas devido às alterações no mundo contemporâneo, assiste-se ao fomento da globalização e consequentemente à proliferação dos serviços de Saúde. O TM está apresentar um crescimento significativo nestas duas últimas décadas devido a uma demanda de pacientes que estão dispostos a viajar para outros países a fim de terem vantagens face aos cuidados médicos no seu país, e também pelo contributo da internet que disponibiliza informação ao paciente sobre tratamentos e destinos que estão apostar numa determinada intervenção. O TM enquanto indústria revela-se inovador apresentando condições para se tornar um nicho turístico rentável e que atrai cada vez mais indivíduos. Devido às receitas que consegue gerar, muitos países estão a tentar estabelecer-se como um destino provedor de cuidados médicos apresentando vantagens competitivas face a outros, como os custos dos tratamentos, qualidade, tecnologia e sem filas de espera. Assim, o mundo a nível dos cuidados de saúde está dividido entre os países emissores de TM onde se encontram essencialmente os países industrializados, tais como os Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Reino Unido (RU), entre outros, e os países recetores que já são reconhecidos mundialmente como players desta atividade, entre eles os destinos asiáticos e os latinos. Para além das vantagens significativas, estes intervenientes vendem este tipo de serviços aliando a vertente turística onde é possível desfrutar de praias, passeios e estar em contacto com a cultura dos nativos tornando o TM uma indústria com serviços complementares. De forma a serem reconhecidos internacionalmente pelos seus serviços, os destinos de TM têm uma oferta bastante apelativa e que dá resposta às valências vividas nos países emissores. Daí que exista uma demanda crescente pelo TM fazendo deste nicho turístico uma tábua de ajuda para muitos países. Este trabalho centra-se no contributo dos intervenientes identificados pela literatura estrangeira do TM, mas aplicando os seus esforços em Portugal de forma a ser percepcionado como é que esta indústria está a ser desenvolvida no nosso país.
- Relatório de EstágioPublication . Arnaut, Rodrigo Miguel Fernandes; Barreto, Luísa Maria PiresNo presente relatório, está o percurso realizado, ao longo de seis meses de estágio, na empresa Maria Design, uma agência de design, marketing, planeamento estratégico e tecnologia, situada nos arredores de Lisboa. Todo o percurso serviu para adquirir novos conhecimentos, a nível técnico, prático e teórico, ganhar experiência profissional, e perceber, da melhor forma, como funciona uma agência de design e todos os processos criativos envolventes na criação de campanhas. Os projectos realizados ao longo dos seis meses, são fruto de várias horas de trabalho, pesquisa e de muitos processos de brainstorming com toda a equipa criativa e comercial, dos quais destaco seis campanhas principais (CPR, Repsol Gás, Transformação, Ladival tatuagens, All Aboard e Mobile). Todas as etapas referidas no parágrafo anterior, serão explicadas detalhadamente, consoante os trabalhos em questão.
- Rebranding empresarial: lançamento de uma marca nacionalPublication . Costa, Renato Miguel Sousa Rio; Silva, Paulo Jorge Soares daA marca deve ser entendida como um património da empresa, evidenciando as qualidades do produto ou dos serviços por esta oferecidos, fortalecendo a sua imagem comercial perante o consumidor e/ou potencial cliente. O seu valor é manipulado do ponto de vista estratégico, como marco distintivo ou diferenciador, localizando-se e ganhando expressão no contexto que serve. O presente estudo tem como principal objectivo o desenvolvimento de um rebranding de uma marca nacional que presta serviços nas áreas de design, branding e produto. Pretende, igualmente, analisar e enquadrar o lançamento da marca, a sua inserção no mercado e todo o contexto envolvente, no sentido de perceber o estatuto da mesma, bem como o seu posicionamento relativamente a outras marcas, que partilham o mesmo mercado e a mesma área de intervenção, nos panoramas nacional e internacional. Pretende-se, também, que seja uma marca de referência, com o objectivo de promover o valor estratégico do design, tanto através da colaboração com designers nacionais e internacionáis A presente dissertação desenrola-se essencialmente em de três fases: enquadramento teórico, estudo de casos e aplicação do modelo de identidade. Foi feita ainda uma pesquisa de modelos de identidade corporativa, tendo o autor selecionodo dois modelos, fazendo a fusão dos mesmo, por forma a adaptar-se melhor ao seu caso prático. De forma a cumprir os objectivos deste estudo, irá ser feito um rebranding à marca do atelier Pedro Gomes Design, através da integração no seu contexto empresarial. Para além da pesquisa em torno da temática da criação de marcas, será necessária a elaboração de estudos de enquadramento e estabelecimento da mesma, visibilidade, projecção e outros que se afirmem pertinentes nesta fase de criação do projecto empresarial. Em paralelo, será estudado o processo de trabalho do designer e criador do atelier, Pedro Gomes, tal como o seu percurso profissional, a sua relação com casos semelhantes de óptica empreendedora, de formação e criação de atelier próprio. Por fim, irão ser apresentados todos os elementos gráficos constituintes da marca e todo o fundamento da mesma.
- A importância da imagem na definição de um destino como turístico: estudo de caso Monte RealPublication . Cerdeiro, Marta Isabel Custódio; Almeida, Paulo Jorge SantosAquilo que outrora era um lugar distante está hoje mais próximo. O turismo e o seu desenvolvimento deram-nos uma nova perspetiva do mundo e das suas distâncias. Na aldeia global em que vivemos atualmente, a competitividade é feroz e quem quer vencer deverá estar preparado, com estratégias bem delineadas, fazendo a diferença. A diferença pode estar nas coisas mais simples ou mais complexas, pode existir ou pode ser criada, mas tem sempre um recurso, um ponto de partida. Assim, por forma a identificar possíveis caminhos futuros para o turismo de Monte Real, uma pequena Vila do concelho e distrito de Leiria, e reconhecendo a importância do planeamento turístico, da definição de estratégias a curto, médio e longo prazo, que promovam o destino convenientemente, de forma eficiente e eficaz, e que assegurem a sua sustentabilidade, o presente trabalho tem dois objetivos muito claros, que pretendem analisar Monte Real na perspetiva da oferta e da procura: pelo lado da oferta, pretende-se identificar e hierarquizar os recursos turísticos de Monte Real e, pelo lado da procura, compreender qual a sua Imagem, através da realização de um inquérito. O desenvolvimento do trabalho inicia com um enquadramento teórico sobre a importância do turismo como fator de desenvolvimento, sobre os destinos turísticos e as suas atrações, a importância do seu planeamento e a imagem dos destinos turísticos e a sua formação. Após a teorização de toda a temática envolvente, damos a conhecer Monte Real, factos históricos e aquilo que tem sido a atividade turística da Vila, para, posteriormente, identificarmos e hierarquizarmos os seus recursos turísticos. Na fase seguinte, descrevemos a metodologia do inquérito a ser aplicado e, por fim, apresentamos os resultados e as respetivas conclusões.