Publication
Realidade virtual aplicada ao processo de recrutamento
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, José Carlos Bregieiro | |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Nuno Carlos Sousa | |
dc.contributor.advisor | Silva, Fernando José Mateus | |
dc.contributor.author | Pereira, Miriam de Mesquita | |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T15:12:18Z | |
dc.date.available | 2019-02-04T15:12:18Z | |
dc.date.issued | 2018-10-30 | |
dc.description.abstract | Tendo em conta a importância que a fase de recrutamento possui para uma empresa, nomeadamente o impacto que poderá ter num potencial novo colaborador, é importante optar pela utilização de novas tecnologias, de forma a tornar o processo de recrutamento mais interessante e estratégico. No âmbito do projeto de mestrado foi desenvolvida uma aplicação à medida para auxiliar os profissionais de recursos humanos da entidade de acolhimento (blue-infinity), denominada de b-iVR Experience. A blue-infinity (b-i) é uma empresa especializada em serviços digitais que combina competências criativas e técnicas e, porque preza marcar pela qualidade, irreverência, dinâmica e espírito familiar, percebeu que seria necessário inovar nesse ponto, apostando fortemente na aquisição e retenção de talento, utilizando formas inovadoras de recrutamento. De acordo com os objetivos, motivações e requisitos definidos pela empresa foi utilizado o motor de jogo unity3D para o desenvolvimento da aplicação e foi realizada uma formação online sobre a tecnologia realidade virtual em unity, de forma a ganhar competências e a poderem adotar-se as melhores práticas na implementação do projeto. Para o desenvolvimento da aplicação foram elaborados protótipos de baixa fidelidade, e consequentemente foram estudados os principais princípios de desenhos de ecrãs que serviram de base para a elaboração dos protótipos de alta fidelidade. Seguidamente foi definida a arquitetura necessária para a aplicação a ser desenvolvida possuir uma interface com conteúdos dinâmicos, facultando aos profissionais a abstração de código na inserção e edição de conteúdos. Depois de desenvolvida a aplicação b-iVR Experience foram realizados os testes de usabilidade e satisfação e com base nestes a análise dos resultados obtidos. Assim, como resultado final obteve-se uma aplicação funcional de uma aplicação que visa colocar a realidade virtual ao serviço do processo de recrutamento da empresa no âmbito da qual foi desenvolvido. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202163903 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3794 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Realidade virtual | pt_PT |
dc.subject | Recrutamento | pt_PT |
dc.subject | Interfaces 3D | pt_PT |
dc.subject | Interação humano-computador | pt_PT |
dc.title | Realidade virtual aplicada ao processo de recrutamento | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Informática - Computação Móvel | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- RelatórioProjeto_Realidade-Virtual-Aplicada-ao-Processo-de-Recrutamento_MPereira.pdf
- Size:
- 6.87 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: