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Da leitura Ă  reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gĂȘneros

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorBarbeiro, LuĂ­s Filipe
dc.date.accessioned2025-10-13T17:58:17Z
dc.date.available2025-10-13T17:58:17Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente estudo incide sobre a estratĂ©gia de reescrita de outro texto, enquanto instrumento promotor da aprendizagem da prĂłpria escrita. Tem como objetivo contribuir para o conhecimento das potencialidades e limitaçÔes de diferentes estratĂ©gias para estabelecer a relação entre a leitura e a escrita, por meio da reescrita. O estudo coloca em foco uma estratĂ©gia especĂ­fica, integrada na pedagogia baseada em gĂȘneros ou pedagogia de base genolĂłgica. Esta perspectiva atribui Ă  leitura e Ă  reescrita a partir de outros textos um papel fundamental para a aprendizagem da escrita. O presente estudo analisa a reescrita de textos narrativos por alunos do 5Âș e 6Âș anos de escolaridade, realizada no Ăąmbito do programa de base genolĂłgica Reading to Learn (Ler para Aprender), em comparação com a reescrita dos mesmos textos por alunos que nĂŁo participaram no programa. Os resultados mostram um contraste significativo entre os dois grupos. Este manifesta-se por um maior nĂ­vel de especificidade nos textos reescritos pelos alunos participantes no programa. No caso dos restantes alunos, as reescritas adotam uma maior generalização, pautada pela sucessĂŁo dos eventos mais marcantes do fio narrativo. A conclusĂŁo e implicaçÔes apontam para a necessidade de nĂŁo limitar a reescrita a esse fluxo narrativo, mas de instruir os alunos para possibilidades que promovam a apropriação dos recursos lĂ©xico-gramaticais.por
dc.description.abstractThe present study focuses on the strategy of rewriting as an instrument to support pupils as they learn how to write well. It aims to contribute to our knowledge of the potential and the limitations of various strategies, all of which involving the activity of rewriting, that establish a relationship between reading and writing. The study focuses on one specific strategy, arising from genre-based pedagogy. In this approach, reading and rewriting other texts, taken as models, play a key role in learning how to write. The current study analyses the rewriting of narrative texts by fifth and sixth graders. More specifically, it analyses rewritings produced by the participants in the genre-based Reading to Learn programme, comparing them with rewritings of the same texts by students who did not participate in the programme. The results show a significant contrast between the two groups. The contrast is manifested in a higher level of specificity in the texts rewritten by the students participating in the programme. With regard to the other students, the rewritings reveal a higher degree of generalization, characterized by a series of the most striking events in the narrative thread. The article concludes that it is not necessary to restrain text rewriting to the narrative flow but rather to increase students’ consciousness of the opportunities that promote the appropriation of lexical-grammatical resources.eng
dc.identifier.citationBarbeiro, L. F. (2020). Da leitura Ă  reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gĂȘneros. Educação e Pesquisa, 46, e218410. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046218410.
dc.identifier.doi10.1590/s1678-4634202046218410
dc.identifier.eissn1678-4634
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14253
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade de SĂŁo Paulo
dc.relation.hasversionhttps://www.scielo.br/j/ep/a/trrQDkX63njWqR4SGcYnD9K/?lang=pt
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectLeitura
dc.subjectEscrita
dc.subjectPedagogia de base genolĂłgica
dc.subjectReescrita
dc.subjectReading
dc.subjectWriting
dc.subjectGenre-based pedagogy
dc.subjectRewriting
dc.titleDa leitura Ă  reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gĂȘneros
dc.title.alternativeFrom reading to rewriting: proposals and strategies of genre-based pedagogyeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage20
oaire.citation.startPage1
oaire.citation.titleEducação e Pesquisa
oaire.citation.volume46
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBarbeiro
person.givenNameLuĂ­s
person.identifier.ciencia-id6616-A3B7-75C9
person.identifier.orcid0000-0001-5798-2904
person.identifier.scopus-author-id10241634900
relation.isAuthorOfPublication0937ab59-0f24-4868-9c4d-e69c3c046b57
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0937ab59-0f24-4868-9c4d-e69c3c046b57

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O presente estudo incide sobre a estratĂ©gia de reescrita de outro texto, enquanto instrumento promotor da aprendizagem da prĂłpria escrita. Tem como objetivo contribuir para o conhecimento das potencialidades e limitaçÔes de diferentes estratĂ©gias para estabelecer a relação entre a leitura e a escrita, por meio da reescrita. O estudo coloca em foco uma estratĂ©gia especĂ­fica, integrada na pedagogia baseada em gĂȘneros ou pedagogia de base genolĂłgica. Esta perspectiva atribui Ă  leitura e Ă  reescrita a partir de outros textos um papel fundamental para a aprendizagem da escrita. O presente estudo analisa a reescrita de textos narrativos por alunos do 5Âș e 6Âș anos de escolaridade, realizada no Ăąmbito do programa de base genolĂłgica Reading to Learn (Ler para Aprender), em comparação com a reescrita dos mesmos textos por alunos que nĂŁo participaram no programa. Os resultados mostram um contraste significativo entre os dois grupos. Este manifesta-se por um maior nĂ­vel de especificidade nos textos reescritos pelos alunos participantes no programa. No caso dos restantes alunos, as reescritas adotam uma maior generalização, pautada pela sucessĂŁo dos eventos mais marcantes do fio narrativo. A conclusĂŁo e implicaçÔes apontam para a necessidade de nĂŁo limitar a reescrita a esse fluxo narrativo, mas de instruir os alunos para possibilidades que promovam a apropriação dos recursos lĂ©xico-gramaticais.
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