Repository logo
 
Publication

A influência da satisfação no processo de transação do medicamento: determinantes e consequências da satisfação da Farmácia para com o fornecedor

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCrespo, Cátia Claudemira Cordeiro Fernandes
dc.contributor.authorDuarte, Francisca Miguel Ramalho Freire
dc.date.accessioned2016-07-08T09:01:48Z
dc.date.available2016-07-08T09:01:48Z
dc.date.issued2016-05-18
dc.description.abstractAtualmente, a forte concorrência e a acentuada instabilidade que as empresas enfrentam conduzem à procura constante de novas formas de atuação, que permitam às organizações manterem-se competitivas. Como tal, a continuidade de uma organização depende da sua capacidade para descobrir e satisfazer as necessidades dos atuais e potenciais clientes, oferecendo-lhes produtos e serviços capazes de acrescentarem valor. O presente trabalho analisa o impacto da qualidade do serviço, da qualidade do produto e da conveniência na Satisfação. Analisa também as consequências da Satisfação e o impacto da mesma no word-of-mouth (WOM) positivo, na conquista da lealdade e na confiança das farmácias para com o seu fornecedor. Desta forma, torna-se possível a criação e manutenção de uma relação de longo prazo mutuamente benéfica para a farmácia e para a Indústria Farmacêutica. Em suma, o objetivo geral da presente Dissertação é a análise dos determinantes da satisfação das farmácias comunitárias, bem como das consequências desta mesma variável. Para se alcançar este objetivo, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: (i) análise dos fatores que impactam na satisfação e (ii) verificação das consequências da satisfação. Com efeito, para alcançar este objetivo foi desenvolvido um modelo concetual que contempla as variáveis que explicam a satisfação das farmácias, tendo a presente investigação como base uma amostra de 82 farmácias, essencialmente do distrito de Leiria e Santarém. Os clientes foram inquiridos através de um questionário estruturado onde se visava identificar quais os fatores que mais impactavam na satisfação relativamente aos seus fornecedores e que consequências promoviam. Os resultados obtidos evidenciam que a qualidade do produto e do serviço contribuem para a melhoria dos níveis de satisfação das farmácias. Consequentemente, o aumento dos níveis de satisfação das farmácias produz consequências positivas no WOM, lealdade e confiança das farmácias para com os seus fornecedores.pt_PT
dc.identifier.tid201206382pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1995
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectQualidade do serviçopt_PT
dc.subjectQualidade do produtopt_PT
dc.subjectConveniênciapt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectLealdadept_PT
dc.subjectWord-of-Mouth (WOM)pt_PT
dc.subjectDeterminantes de satisfaçãopt_PT
dc.subjectConsequências da Satisfaçãopt_PT
dc.titleA influência da satisfação no processo de transação do medicamento: determinantes e consequências da satisfação da Farmácia para com o fornecedorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Francisca Miguel Ramalho Duarte_MMR.pdf
Size:
741.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: