Repository logo
 
Publication

Ler com jovens com perturbação de hiperatividade / défice de atenção o papel do clube de leitura – Ler mais, ser mais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGamboa, Maria José Nascimento Silva
dc.contributor.authorDomingos, Ana Maria de Jesus
dc.date.accessioned2022-09-12T10:05:50Z
dc.date.available2022-09-12T10:05:50Z
dc.date.issued2022-06-20
dc.description.abstractEste projeto surgiu da necessidade de auxiliar jovens na sua formação académica e autoestima fato detetado pela investigadora no exercício das suas funções, numa casa de acolhimento que recebe crianças e jovens em risco de exclusão social. Neste sentido, este projeto ambiciona determinar quais as potencialidades formativas da dinamização de um clube de leitura com jovens com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, a partir de agora PHDA. Assim, selecionou-se uma amostra de conveniência - 7 utentes com idades compreendidas entre os 15 anos e os 18 anos de idade. Neste estudo recorreu--se à metodologia científica de investigação-ação. O processo de recolha e análise de dados baseou-se nas entrevistas realizadas aos utentes, nos diários de bordo e nas sessões de dinamização do clube de leitura. Os resultados revelam que a dinamização do clube de leituras se apresenta como um recurso eficaz para promover a motivação e compreensão para a leitura, estimular o prazer de ler, possibilitar o diálogo e o fomento do espírito crítico e reflexivo, bem como contribuir para a autoestima e consolidação das relações interpessoais. Os dados recolhidos nas entrevistas iniciais e finais, relativamente à motivação para a leitura, evidenciaram falta de incentivo por parte dos educadores ou familiares à leitura.pt_PT
dc.identifier.tid203059077pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7643
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPerturbação de Hiperatividadept_PT
dc.subjectDéfice de Atençãopt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.titleLer com jovens com perturbação de hiperatividade / défice de atenção o papel do clube de leitura – Ler mais, ser maispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação especial- Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PROJETO MESTRADO - Ana Domingos _após correções formais.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: