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Abstract(s)
O presente relatório de estágio enquadra-se no trabalho final a ser
apresentado para a conclusão do Mestrado em Mediação Intercultural
e Intervenção Social, do Instituto do Politécnico de Leiria.
O estágio foi realizado no Estabelecimento Prisional de Leiria
(Jovens), sendo a sua temática assente em jovens preventivos e
condenados cujo objetivo é essencialmente pedagógico e
ressocializador. Sendo um período de aprendizagem, o estágio
possibilitou o contato direto com o contexto profissional, o emprego
dos conhecimentos alcançados durante a formação académica e
estimulou a reflexão sobre a prática desenvolvida. Deste modo, o
relatório apresenta o trabalho desenvolvido na área da Mediação
Intercultural e Intervenção Social, ao mesmo tempo que, faz um
paralelismo com a literatura, de modo a contextualizar o estágio.
Existe a necessidade de perceber quais os motivos que levaram estes
jovens a abandonar o ensino dentro do estabelecimento prisional, bem
como as suas histórias passadas e também perceber toda a dinâmica
desta prisão.
Idealizar o ambiente prisional não é seguramente o mesmo que ter
contacto com a instituição. A ideia de prisão não passa apenas pelo
espaço fechado, mas também pelo local frio, temeroso, degradante,
onde se aprimora o crime e onde existe um código de ética por parte
de reclusos. As prisões são muitas vezes apelidadas de “escolas de
crime”.
Assim, a aproximação à realidade do meio prisional, onde
concretamente decorreu o estágio, fez-se por um caminho marcado
pelos avanços e retrocessos, bem como receios. Deste modo e numa
atitude perscrutante, tentou-se sempre compreender os limites e as
possibilidades do lugar da instigadora. A adaptação e integração aos
espaços e tempos particulares do estabelecimento prisional exigiram
uma construção de confiança dos técnicos, dos guardas prisionais e,
acima de tudo, dos reclusos.
Description
Keywords
Mediação Intercultural Intervenção Social Reinserção social Prisão