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Abstract(s)
A produção científica sobre o impacto que a aprendizagem da música ocupa no
desenvolvimento das sociedades contemporâneas vem-se multiplicando no contexto
internacional. Descorada por muitos, o facto é que países como Alemanha, Holanda e
Japão, sendo sociedades de Inovação por possuírem os maiores rácios na relação nº
patentes/habitante, há muito incluíram nos seus curricula o ensino da prática musical.
No entanto, tal não chega e perante as evidências científicas, a Alemanha prepara-se
para tomar a dianteira e replicar por todo o país o projecto “Um instrumento para cada
criança”. Este projecto, que teve início na região da Westefália, garante 2 horas de
formação de instrumento/semana durante 4 anos para cada aluno do 1º ciclo do ensino
básico, proporcionou resultados encorajadores na performance escolar dos alunos.
Projectos semelhantes terão início no próximo ano lectivo na Escócia, Coreia do Sul,
Califórnia e cidade de Nova York.
Durante muito tempo se advogam os benefícios extra-musicais produzidos pela
prática musical. Investigações científicas recentes no domínio da tecnologia médica, da
neurociência e da educação produziram evidências significativas do seu valor
extrínseco. Em particular, as investigações neurológicas publicadas nos últimos anos
demonstram que as crianças que aprendem a tocar instrumentos musicais, demonstram
um especial incremento no desenvolvimento de competências espacio-temporais e de
raciocínio – capacidades essenciais para a compreensão dos conceitos científicos e
matemáticos. Este facto é explicado como sendo o resultado das relações espaciais entre
a representação visual e linear e as alturas de som (frequências) presentes num
instrumento.
Por outro lado, a investigação científica estabeleceu uma clara conexão entre a
participação activa das crianças o mais cedo possível em actividades musicais - e em
particular a aprendizagem de instrumento musical, e o desenvolvimento do pensamento
crítico, da criatividade e resolução de problemas, da comunicação, do trabalho
colaborativo, da comunicação, e da autoconfiança.
Esta comunicação tentará abordar questões relacionadas com as realidades do
contexto Português, as dificuldades de recrutamento de recursos humanos qualificados,
realidades do distrito de Leiria, estratégias para vencer o GAP geracional pela formação
de formadores especialistas e não especialistas na prática musical, etc.
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Keywords
Educação Música Cultura