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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O consumidor atual, cada vez mais informado e exigente, há muito que deixou de
considerar os benefícios tangíveis de um produto/serviço como fator decisivo de compra.
Procura que os seus sentidos e emoções sejam estimulados e foi esta procura que serviu de
inspiração às empresas para criar laços mais estreitos com os consumidores. Neste
contexto, o tempo assistiu à evolução de um marketing puramente transacional para um
marketing personalizado (o marketing relacional) e dirigido à mente e ao coração dos
consumidores e onde se enquadra a transformação das marcas em algo mais que o
significado do seu core product, - em lovemarks.
Efetivamente é no consumidor que se encontra a causa fulcral da existência da marca e é
nele que se devem concentrar os esforços das organizações para que as suas marcas não se
confundam entre outras tantas existentes numa economia onde a concorrência e oferta
crescentes e a qualidade muito semelhante deixam os consumidores cada vez menos fiéis
às marcas. O fator de diferenciação que as marcas consigam criar ganha assim um papel
capital na satisfação e no relacionamento destes com as marcas. Quando estas conquistam
a mente e o coração dos consumidores, transmitindo-lhes sensações e emoções positivas,
está aberto o caminho para ascenderem a lovemarks.
Com este estudo pretende-se uma reflexão mais profunda sobre a temática das lovemarks
no contexto do Marketing Relacional. Em particular, pretende-se investigar a influência
que as características destas super marcas possam ter na satisfação do consumidor
português, sendo que para o efeito, estudar-se-á o caso da marca Delta cafés, uma marca
cinquentenária que tem vindo a crescer e a expandir-se tanto pelo sabor do seu café, como
pela sua vertente social e responsabilidade civil.
Description
Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Lovemark Marketing relacional Satisfação Consumidores Lealdade