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TRILHANDO CAMINHOS DE (RE)DESCOBERTA NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.author | Costa, Inês Sofia Cardoso da | |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T16:37:32Z | |
dc.date.available | 2024-11-18T16:37:32Z | |
dc.date.issued | 2024-10-07 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi produzido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Como tal, o propósito central deste relatório centra-se não só na reflexão sobre as experiências e vivências adquiridas ao longo das três Práticas Pedagógicas realizadas em diferentes contextos, assim como apresentar um estudo de investigação com foco na relevância da voz e agência da criança no momento do planeamento e avaliação da sua ação educativa. Desta forma, o relatório está estruturado em três seções distintas. A primeira parte é constituída por uma dimensão reflexiva e fundamentada da minha prática em contexto de Creche, focada nos tópicos que mais se salientaram ao longo da mesma. Desta, destacam-se aprendizagens essenciais como respeitar a criança, tornar a planificação mais flexível, criar estratégias para possíveis adaptações no decorrer da prática, assim como a consciencialização para a importância da participação da família no processo educativo da mesma e a importância da observação para uma prática mais focada assertiva. Este capítulo inclui uma breve descrição do contexto, uma reflexão sobre o ciclo pedagógico, assim como a importância das rotinas e gestão do tempo, a importância da ligação do Jardim de Infância com a família, e o respeito que se deve ter pela criança. A segunda parte diz respeito à minha vivência em contexto de Jardim de Infância na rede privada. Este contém uma dimensão reflexiva fundamentada que recai sobre a caracterização do contexto e do grupo, a importância da planificação, o trabalho de projeto, a importância do envolvimento da família e da comunidade no processo educativo das crianças, assim como o poder da documentação através das mini-histórias e a avaliação por portefólio. Esta parte inclui, ainda, um questionário realizado aos pais das crianças relativo às suas perceções sobre a integração da voz das crianças em contexto Jardim de Infância. Inclui, igualmente, dois projetos desenvolvidos pelas crianças intitulados de “Cultivando a beleza das flores: Vamos semear?” e “Os meios de transporte: Uma viagem de exploração, pesquisa e criatividade”. A inclusão da avaliação sustentada, uma melhoria significativa na documentação pedagógica, o envolvimento não só da família, como também da comunidade, a integração da voz das crianças nos momentos de planeamento, avaliação e decisão, assim como o trabalho seguindo a lógica projetual, foram aprendizagens essenciais que se destacaram nesta Prática Pedagógica. A terceira parte deste relatório é constituída por dois capítulos fundamentais. O primeiro capítulo contém uma dimensão reflexiva e fundamentada da experiência em contexto de Jardim de Infância na rede pública, que integra pontos como a caracterização do contexto, a escuta das crianças, a criação de vínculos e a importância da relação com as crianças e com as famílias, o trabalho de projeto, o ciclo educacional e o portefólio como meio de avaliação, assim como um dos projetos desenvolvidos em sala denominado de “Nas asas do saber: Um projeto de conhecimento sobre aves”. Nesta prática, destacaram-se aprendizagens fundamentais como a criação e evolução de um portefólio que refletisse plenamente a voz das crianças, a criação de planificações mais diversificadas e ricas em conteúdo, assim como a importância e os benefícios de existirem grupos heterogéneos em sala. Colocar a criança no centro do seu processo educativo é uma forma de a respeitar. Assim sendo, o último capítulo contém uma dimensão investigativa relativamente à Voz e Agência da Criança nos momentos do planeamento e avaliação da sua ação educativa. Este conta com um enquadramento teórico, descrição da metodologia, apresentação, análise e discussão dos dados obtidos, assim como as considerações finais. Com o presente estudo, torna-se evidente a importância da participação das crianças, não só para os educadores, como acima de tudo, para elas mesmas, permitindo-lhes terem autoestima e confiança para colaborarem no seu desenvolvimento e aprendizagem. Através da participação, a sua motivação e predisposição para adquirirem e explorarem novos conhecimentos, aumenta significativamente, tornando a sua aprendizagem mais holística e relevante para a sua vida futura. Conseguimos, com o estudo, ter uma perspetiva da evolução da escuta da criança, mostrando que a formação está direcionada para a integração da voz da criança, estando esta o centro do seu processo educativo. Por fim, serão apresentados a conclusão do relatório, a bibliografia referente ao mesmo, e os respetivos Anexos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203730178 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10241 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Escuta | pt_PT |
dc.subject | Voz | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.title | TRILHANDO CAMINHOS DE (RE)DESCOBERTA NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA | pt_PT |
dc.title.alternative | UMA JORNADA DE ESCUTA ATIVA E VALORIZAÇÃO DA VOZ DA CRIANÇA | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
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