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Aplicação da metodologia DMAIC ao processo de comunicação da empresa CODI

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Alzira Maria Ascensão
dc.contributor.authorOliveira, Verónica Reis
dc.date.accessioned2019-08-28T14:22:13Z
dc.date.available2019-08-28T14:22:13Z
dc.date.issued2019-05-15
dc.description.abstractNo contexto atual, o valor de uma marca tornou-se um fator fundamental a ser considerado no sucesso das organizações. Assim, é importante a criação de estratégias que permitam comunicar uma proposta de valor diferenciadora, contribuindo para o aumento da notoriedade e para os resultados das organizações. O presente relatório de estágio centra-se na empresa CODI, com atuação no mercado da comercialização de equipamentos de Impressão 3D. Este estudo visa criar propostas de melhoria na comunicação do valor da marca em Portugal, incidindo particularmente no mercado B2B. Procurou-se sustentação na revisão de literatura sobre os fatores determinantes da criação de valor no contexto business-to-business e na comunicação desse valor, apostando na convergência dos canais de comunicação tradicionais e digitais. Para tal, e com base nas atividades realizadas ao longo do estágio no departamento de marketing, desenvolveu-se um estudo de caso sobre o processo de comunicação adotado pela empresa, com o intuito de propor ações de melhoria para a comunicação da marca. Para o efeito, aplicou-se a metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control) e um conjunto de ferramentas que visam determinar as causas que estão na origem da dificuldade em comunicar o valor da marca CODI e das impressoras 3D, e posteriormente foram propostas ações de melhoria. Concluiu-se que a empresa facilitadora de estágio não apresentava uma estratégia de comunicação consistente e eficaz para a comunicação do seu valor no mercado, sendo necessário realizar melhorias na produção de conteúdos altamente segmentados e na sua divulgação em meios de comunicação que permitam um maior alcance e mais eficaz. Posto isto, foi sugerida uma maior aposta da presença da marca nos meios digitais, visando contribuir para uma aproximação com os potenciais clientes, fornecendo informação útil e relevante com o objetivo de tornar a marca um sucesso no mercado.pt_PT
dc.identifier.tid202278026pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4055
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectValor da marcapt_PT
dc.subjectComunicação de valorpt_PT
dc.subjectMeios de comunicação online e offlinept_PT
dc.subjectForça de vendaspt_PT
dc.subjectDMAICpt_PT
dc.subjectBalanced Scorecardpt_PT
dc.titleAplicação da metodologia DMAIC ao processo de comunicação da empresa CODIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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