Repository logo
 
Publication

A escrita exige determinação ao aluno com dislexia?

dc.contributor.authorFerreira, Paula Cristina
dc.contributor.authorBarbeiro, LuĆ­s
dc.contributor.authorAlves, Rui A.
dc.date.accessioned2022-07-21T12:31:01Z
dc.date.available2022-07-21T12:31:01Z
dc.date.issued2021-06-23
dc.date.updated2022-07-21T11:06:25Z
dc.description.abstractA viragem do século trouxe novas exigências ao contexto educativo e à formação do cidadão ativo. A escola atual secundariza, paulatinamente, a transmissão de conhecimento pois pretende-se cada vez mais um espaço de partilha e construção de saber convocando para além das competências cognitivas, as competências emocionais e afetivas. Assiste-se à necessidade de promover nos professores e, principalmente, nos alunos, uma atitude mental dinâmica, que valorize o desafio, a autodisciplina e o esforço para que se atinja o sucesso. O estudo, com alunos do 7.º ano do Ensino BÔsico de uma escola do distrito de Leiria, inseridos na investigação-ação, sobre o papel da determinação na produção textual, pretende dar resposta à questão: O nível de esforço apresentado pelos alunos com dislexia reflete-se positivamente no seu desempenho de produção textual? Todos os alunos responderam à escala de Grit, de Duckworth (2016), e a questionÔrios sobre a sua escrita, no início e no final do ano letivo (2019-2020), e em cada sessão de escrita semanal, na aula de Português, registaram o nível de esforço investido aquando da realização da tarefa. Dos seis alunos com dislexia, na escala de Grit, um aumentou a pontuação, dois mantiveram e três baixaram. Apesar destes resultados, na produção textual, verifica-se globalmente uma melhoria nas diferentes dimensões: ortogrÔfica, morfossintÔtica e de estrutura e progressão textual. Conclui-se que os alunos registam um desempenho textual com mais qualidade ainda que na sua determinação e no seu esforço quantitativamente não se tenha verificado um aumento significativo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.slugcv-prod-2580561
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7384
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectProdução textualpt_PT
dc.subjectMindsetpt_PT
dc.subjectEsforƧopt_PT
dc.subjectDislexiapt_PT
dc.subjectDeterminaçãopt_PT
dc.titleA escrita exige determinação ao aluno com dislexia?pt_PT
dc.title.alternativeDoes writing require determination from a student with dyslexia?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage42pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage25pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didaticapt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNameFerreira
person.familyNameBarbeiro
person.givenNamePaula Cristina Cinza Santos Leal
person.givenNameLuĆ­s
person.identifier.ciencia-idC018-E969-C4A1
person.identifier.ciencia-id6616-A3B7-75C9
person.identifier.orcid0000-0002-7258-6616
person.identifier.orcid0000-0001-5798-2904
person.identifier.scopus-author-id10241634900
rcaap.cv.cienciaidC018-E969-C4A1 | Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049
relation.isAuthorOfPublication0937ab59-0f24-4868-9c4d-e69c3c046b57
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
artigoindagatio_didatica2021.p.25-42.pdf
Size:
527.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: