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A escrita exige determinação ao aluno com dislexia?
dc.contributor.author | Ferreira, Paula Cristina | |
dc.contributor.author | Barbeiro, LuĆs | |
dc.contributor.author | Alves, Rui A. | |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T12:31:01Z | |
dc.date.available | 2022-07-21T12:31:01Z | |
dc.date.issued | 2021-06-23 | |
dc.date.updated | 2022-07-21T11:06:25Z | |
dc.description.abstract | A viragem do sĆ©culo trouxe novas exigĆŖncias ao contexto educativo e Ć formação do cidadĆ£o ativo. A escola atual secundariza, paulatinamente, a transmissĆ£o de conhecimento pois pretende-se cada vez mais um espaƧo de partilha e construção de saber convocando para alĆ©m das competĆŖncias cognitivas, as competĆŖncias emocionais e afetivas. Assiste-se Ć necessidade de promover nos professores e, principalmente, nos alunos, uma atitude mental dinĆ¢mica, que valorize o desafio, a autodisciplina e o esforƧo para que se atinja o sucesso. O estudo, com alunos do 7.Āŗ ano do Ensino BĆ”sico de uma escola do distrito de Leiria, inseridos na investigação-ação, sobre o papel da determinação na produção textual, pretende dar resposta Ć questĆ£o: O nĆvel de esforƧo apresentado pelos alunos com dislexia reflete-se positivamente no seu desempenho de produção textual? Todos os alunos responderam Ć escala de Grit, de Duckworth (2016), e a questionĆ”rios sobre a sua escrita, no inĆcio e no final do ano letivo (2019-2020), e em cada sessĆ£o de escrita semanal, na aula de PortuguĆŖs, registaram o nĆvel de esforƧo investido aquando da realização da tarefa. Dos seis alunos com dislexia, na escala de Grit, um aumentou a pontuação, dois mantiveram e trĆŖs baixaram. Apesar destes resultados, na produção textual, verifica-se globalmente uma melhoria nas diferentes dimensƵes: ortogrĆ”fica, morfossintĆ”tica e de estrutura e progressĆ£o textual. Conclui-se que os alunos registam um desempenho textual com mais qualidade ainda que na sua determinação e no seu esforƧo quantitativamente nĆ£o se tenha verificado um aumento significativo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-3582 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-2580561 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7384 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Produção textual | pt_PT |
dc.subject | Mindset | pt_PT |
dc.subject | EsforƧo | pt_PT |
dc.subject | Dislexia | pt_PT |
dc.subject | Determinação | pt_PT |
dc.title | A escrita exige determinação ao aluno com dislexia? | pt_PT |
dc.title.alternative | Does writing require determination from a student with dyslexia? | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 42 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 25 | pt_PT |
oaire.citation.title | Indagatio Didatica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 13 | pt_PT |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Barbeiro | |
person.givenName | Paula Cristina Cinza Santos Leal | |
person.givenName | LuĆs | |
person.identifier.ciencia-id | C018-E969-C4A1 | |
person.identifier.ciencia-id | 6616-A3B7-75C9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7258-6616 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5798-2904 | |
person.identifier.scopus-author-id | 10241634900 | |
rcaap.cv.cienciaid | C018-E969-C4A1 | Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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