Publication
Centro histórico de Leiria: mobilidade e redes de transporte
dc.contributor.author | Sousa, Micael da Silva e | |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T14:40:09Z | |
dc.date.available | 2013-05-09T14:40:09Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Energia e Ambiente apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria. | por |
dc.description.abstract | O Centro Histórico de Leiria (CHL), à semelhança de outros centros históricos, pela sua vertente cultural e patrimonial, assume especial relevância na cidade e região de Leiria. Para além dos centros históricos serem âncoras urbanas que se relacionam com a identidade das populações, a reabilitação dessas zonas, enquanto espaços urbanos modernos e pujantes de vida, é essencial. As questões da mobilidade urbana nestes espaços são um dos aspectos a considerar dado que o sistema de transportes é essencial para uma revitalização urbana que se traduz no aumento de qualidade de vida. Este trabalho tem assim como objectivo principal o estudo da situação actual do CHL no que concerne à mobilidade e proposta de soluções e estratégias alternativas que possam contribuir para a melhoria global do espaço urbano em análise. Inicialmente efectuou-se uma pesquisa bibliográfica com o intuito de caracterizar o estado actual de outras realidades semelhantes nacionais e internacionais bem como o de identificar soluções e estratégias implementadas e quais os resultados a que conduziram. Posteriormente o trabalho incidiu sobre a descrição da mobilidade e sistema de transportes, do CHL bem como o seu enquadramento no sistema global de transportes da cidade. Para tal procedeu-se ao levantamento de dados relativos às vias da zona em causa, produziu-se uma base de dados uniformizada a qual foi estruturada num Sistema de Informação Geográfica (SIG). Deste modo a visualização gráfica dos dados permitida pelo SIG permitiu a pesquisa e orientação quanto às soluções e estratégias a apresentar. Após o tratamento e análise dos dados, foram elaboradas diversas soluções e propostas estratégicas que podem melhorar as condições de mobilidade e revitalizar, a todos os níveis, o CHL. As soluções propostas assentam em vários princípios estruturantes, sendo o principal: a promoção dos modos suaves, transportes públicos e coordenação intermodal da oferta de transportes, diminuindo a dependência automóvel. No entanto, reconhecendo a importância que o automóvel tem nas sociedades contemporâneas foram salvaguardadas condições para que os moradores do CHL pudessem utilizar, também, o transporte vi individual. O rumo a uma mobilidade sustentável deve ser um processo de mudança continua, fazendo-se passo a passo, sem radicalismos e envolvendo as comunidades para que a mudança surja delas mesmas, duma consciência ambiental natural e própria. A proposta de sistema de transportes teve também em conta a dimensão comercial, turística e cultural do espaço urbano em causa dado que a polifuncionalidade e aproveitamento das potencialidades naturais e intrínsecas dos espaços urbanos é essencial para a redução de tráfego automóvel e optimização da rede de transportes, sendo igualmente um factor de coesão social. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/758 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Centro histórico de Leiria | por |
dc.subject | Mobilidade sustentável | por |
dc.subject | Transportes públicos | por |
dc.title | Centro histórico de Leiria: mobilidade e redes de transporte | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Centro Histórico de Leiria - Mobilidade e Rede de Transportes - Micael Sousa.pdf
- Size:
- 19.52 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: