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Authors
Abstract(s)
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no
âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico, e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão
reflexiva e a dimensão investigativa que tem como objetivo principal
identificar os estereótipos de género num grupo de crianças do 1º ano
de escolaridade.
A parte reflexiva relata as reflexões críticas e fundamentadas das
aprendizagens mais relevantes que foram realizadas ao longo das
Práticas Pedagógicas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1º
Ciclo do Ensino Básico.
A parte segunda, a dimensão investigativa, apresenta o estudo
elaborado durante a Prática Pedagógica do 1º Ciclo I, numa turma do
1º ano. O estudo incide sobre a área da Cidadania, e pretende
compreender se existiriam estereótipos de género na turma do 1º ano e
se era possível a desconstrução dos mesmos através de um conjunto
de atividades. Para atingir esta finalidade, realizaram-se entrevistas
iniciais a fim de se identificar os estereótipos existentes, implementouse
um conjunto de atividades na tentativa de desconstruir os
estereótipos iniciais e, por fim, realizou-se uma entrevista final para
compreender se os estereótipos iniciais foram de facto desconstruídos.
Para a realização do estudo optou-se por uma metodologia qualitativa,
de natureza descritiva e interpretativa, onde participaram seis crianças.
Neste sentido, a análise dos dados obtidos revelou que existem
efetivamente estereótipos de género por parte das crianças, sendo os
rapazes os que mais demonstram estereótipos. Por sua vez, embora as
atividades implementadas tenham tido algum impacto, não
modificaram de forma significativa os estereótipos apresentados
inicialmente.
Description
Keywords
Cidadania Estereótipos de género Estereótipos Igualdade de género Género
