Publication
A dimensão crítica da literacia estatística nos manuais escolares
dc.contributor.author | Mateus, Alexandra Lourenço | |
dc.date.accessioned | 2013-01-23T15:43:55Z | |
dc.date.available | 2013-01-23T15:43:55Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Projeto de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. | por |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a forma como são abordados os conteúdos pelos manuais escolares. Nomeadamente em termos de promoção da literacia estatística ao nível das dimensões de interpretação, crítica e produção, tendo em conta o modelo para a literacia estatística extensivamente discutido por Gal (2002). Tomando como ponto de partida o paradigma estabelecido pelo autor, tenta-se dar resposta a duas questões. A primeira relaciona-se com a análise da importância dada pelos manuais escolares à dimensão crítica da aprendizagem estatística. Tendo por base esses resultados importa refletir sobre a forma como os alunos são preparados para os desafios do quotidiano, uma vez que o manual escolar é frequentemente a grande âncora de apoio do trabalho do professor (Martinho e Viseu, 2009). A investigação seguirá uma abordagem principalmente quantitativa operacionalizada através do levantamento do número de exercícios de interpretação, crítica e produção existentes em diversos manuais escolares de Matemática do ensino básico. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/718 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Literacia estatística | por |
dc.subject | Dimensão critica | por |
dc.subject | Manuais escolares | por |
dc.title | A dimensão crítica da literacia estatística nos manuais escolares | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: