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A resposta social e o envelhecimento
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Maria João Sousa Pinto dos | |
dc.contributor.author | Camacho, Liliana Maria Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2021-07-27T14:19:19Z | |
dc.date.available | 2021-07-27T14:19:19Z | |
dc.date.issued | 2021-04-09 | |
dc.description.abstract | O envelhecimento da população a nível mundial dá origem a uma nova realidade, aumento do número de pessoas idosas na sociedade. Com a transformação da sociedade a família já não consegue dar resposta às necessidades dos idosos. Assim, a sociedade depara-se com o aparecimento de um novo problema relacionado com a resposta a dar às pessoas idosas e às suas necessidades e expetativas. Ao estudar o processo de envelhecimento, a sociedade verificou a importância de as pessoas idosas estarem inseridos em atividades lúdicas e educativas. Estas atividades têm como objetivo dificultar o aparecimento de alguns fatores normais da velhice. A sociedade criou respostas que devem criar e desenvolver projetos com a finalidade de promover um envelhecimento ativo. O presente estudo integra uma fundamentação teórica onde se procurou conhecer o processo de envelhecimento e os fatores que o influenciam como a solidão, depressão, capacidade cognitiva e funcionalidade básica e instrumental. As respostas sociais criadas para solucionar o problema do envelhecimento da população, a perceção da qualidade de vida e a importância da aprendizagem ao longo da vida no processo de envelhecimento. Depois do enquadramento teórico surge o estudo empírico que decorreu em três Instituições, do distrito de Leiria, que apoiam pessoas idosas. Desenvolveu-se um estudo quantitativo que permitiu perceber a importância da promoção do envelhecimento ativo. Para o estudo selecionou-se uma amostra de 45 idosos aos quais se aplicou um inquérito. Após a realização do inquérito, verificamos que existem fatores que influenciam o envelhecimento, como a solidão, a depressão, que podem ser colmatadas com projetos que tenham por base a aprendizagem ao longo da vida e que envolvam as pessoas idosas em atividades pedagógicas, de lazer e convívio de modo que lhes proporcionem uma perceção de uma boa qualidade de vida. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202747450 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5943 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
dc.subject | Envelhecimento Ativo | pt_PT |
dc.subject | Intervenção social | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Comunitário | pt_PT |
dc.title | A resposta social e o envelhecimento | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo comparativo entre pessoas idosas institucionalizadas, semi institucionalizadas e não institucionalizadas. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação- Área Especialização Educação e Desenvolvimento Comunitário | pt_PT |
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