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Abstract(s)
Este texto procura refletir acerca de algumas questões que resultam diretamente da
prática do desenho. O desenho é visto aqui enquanto acontecimento diretamente associado à
linha, uma linha ativa que se vai movendo de acordo com as forças encontradas; entre as quais
se incluem as agitações, as dúvidas, os desejos e os medos que atravessam o corpo do
desenhador – e do próprio desenho – naquele exato instante em que ficam gravados no papel.
Por vezes o traçado da linha avança lentamente, outras vezes entra em ondulações,
curvando-se gradualmente. Mas também se pode impor direito para, logo de seguida, retomar o
seu percurso num outro ponto, qualquer — retirando um prazer inusitado dessa mobilidade. A
linha ao ser inscrita está sempre sujeita a turbulências; os acidentes que surgem no percurso
desta têm de ser aprisionados, seguidos por um gesto que não pode deixar de ser emprestado do
presente que é esse desenho. E assim se verifica um abandono da vontade, no sentido em que o
que conta já não é a representação disto ou daquilo, mas antes o próprio uso intensivo das
formas: na sua leitura os desenhos podem ser percorridos de cima para baixo ou num ou noutro
sentido, pois a tónica não se encontra agora na representação, mas antes no próprio percurso, na
sua história e significados.
Não são raras as vezes em que, naturalmente, emergem associações e formas
reconhecíveis. Ora associadas a um ambiente urbano onde se entreveem traços arquitetónicos,
encruzilhadas, estruturas compostas, fundidas umas com as outras, indiciando casas ou terrenos,
ora a sugerir figuras com um aspecto biomórfico. A inscrição acontece mais por atraso, por
dissonância, do que pela intencionalidade na realização de formas elegantes e harmoniosas. Esta
é antes uma tentativa de desorganizar as formas e encontrar um certo estranhamento dos
conteúdos. O gesto fluente e decidido dá lugar ao aparecimento de formas mais frágeis que se
deixam arrastar pela força da aridez e que renunciam às qualidades virtuosas da mão.
Description
Keywords
Prática artística Desenho Inscrição Linha Intensidade Inflexão Fragilidade