Publication
O meu percurso na Prática Pedagógica. A discussão coletiva de tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.advisor | Duarte, Nicole Gaspar | |
dc.contributor.author | Araújo, Ana Maria André | |
dc.date.accessioned | 2025-01-13T12:21:23Z | |
dc.date.embargo | 2028-01-13 | |
dc.date.issued | 2024-12-18 | |
dc.description.abstract | O presente relatório apresenta as minhas vivências no contexto de Prática Pedagógica do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva (I) e a dimensão investigativa (II). A Parte I destaca de forma fundamentada as experiências educativas, aprendizagens e dificuldades mais relevantes do meu percurso. Apresenta reflexões que retratam a maneira singular de abordar a prática profissional e explicam o processo de (re)construção da minha identidade enquanto futura professora. A Parte II apresenta um estudo realizado no âmbito da Prática Pedagógica, com o objetivo de perceber o contributo da discussão coletiva no desenvolvimento da capacidade de resolução de tarefas de partilha equitativa numa turma de 5.º ano, em contexto de ensino exploratório. De forma a atingir o referido objetivo implementei uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Para o estudo adotei o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada principalmente através da gravação audiovisuais com análise do conteúdo das resoluções escritas e orais dos alunos. Os resultados obtidos mostram que a estratégia mais utilizada pelos alunos foi a representação icónica, a qual por sua vez parece ter promovido de forma intuitiva a representação simbólica. Os resultados revelam ainda que alguns alunos demonstraram dificuldades na leitura correta de números decimais, indo ao encontro do referido pela literatura da especialidade. Esses desafios sublinham a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam uma compreensão mais profunda e integrada dos conceitos matemáticos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203797612 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10379 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Números racionais | pt_PT |
dc.subject | Tarefas de partilha equitativa | pt_PT |
dc.subject | Discussão coletiva | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.title | O meu percurso na Prática Pedagógica. A discussão coletiva de tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório_Ana Araújo_ Final.pdf
- Size:
- 2.9 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: