Repository logo
 
Publication

O meu percurso na Prática Pedagógica. A discussão coletiva de tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.advisorDuarte, Nicole Gaspar
dc.contributor.authorAraújo, Ana Maria André
dc.date.accessioned2025-01-13T12:21:23Z
dc.date.embargo2028-01-13
dc.date.issued2024-12-18
dc.description.abstractO presente relatório apresenta as minhas vivências no contexto de Prática Pedagógica do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva (I) e a dimensão investigativa (II). A Parte I destaca de forma fundamentada as experiências educativas, aprendizagens e dificuldades mais relevantes do meu percurso. Apresenta reflexões que retratam a maneira singular de abordar a prática profissional e explicam o processo de (re)construção da minha identidade enquanto futura professora. A Parte II apresenta um estudo realizado no âmbito da Prática Pedagógica, com o objetivo de perceber o contributo da discussão coletiva no desenvolvimento da capacidade de resolução de tarefas de partilha equitativa numa turma de 5.º ano, em contexto de ensino exploratório. De forma a atingir o referido objetivo implementei uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Para o estudo adotei o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada principalmente através da gravação audiovisuais com análise do conteúdo das resoluções escritas e orais dos alunos. Os resultados obtidos mostram que a estratégia mais utilizada pelos alunos foi a representação icónica, a qual por sua vez parece ter promovido de forma intuitiva a representação simbólica. Os resultados revelam ainda que alguns alunos demonstraram dificuldades na leitura correta de números decimais, indo ao encontro do referido pela literatura da especialidade. Esses desafios sublinham a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam uma compreensão mais profunda e integrada dos conceitos matemáticos.pt_PT
dc.identifier.tid203797612pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10379
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNúmeros racionaispt_PT
dc.subjectTarefas de partilha equitativapt_PT
dc.subjectDiscussão coletivapt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.titleO meu percurso na Prática Pedagógica. A discussão coletiva de tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório_Ana Araújo_ Final.pdf
Size:
2.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: