Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Um caminho de múltiplas aprendizagens – das canções ao projeto “Os dinossauros”

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.authorPereira, Ana Sofia dos Santos
dc.date.accessioned2016-03-14T14:25:37Z
dc.date.available2016-03-14T14:25:37Z
dc.date.issued2015-07-23
dc.description.abstractO presente relatório intitulado “Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Um caminho de múltiplas aprendizagens – das canções ao projeto «Os dinossauros»”, referente à Prática de Ensino Supervisionada, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2014/2015, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório é composto por duas partes: a primeira parte diz respeito à Prática Pedagógica vivenciada em contexto de Creche, numa IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), onde apresento uma reflexão relativa à minha experiência enquanto estagiária, salientando as experiências, as aprendizagens e as dificuldades. Nesta primeira parte, é ainda apresentado o ensaio investigativo, onde procurei perceber qual o contributo da introdução de canções nas rotinas diárias das crianças, no desenvolvimento do seu vocabulário. Deste modo, observei e analisei o desenvolvimento do vocabulário de duas crianças, durante os momentos em que se cantavam as canções. Os resultados obtidos mostram que as canções contribuíram para o desenvolvimento do vocabulário de ambas as crianças. A segunda parte contempla a Prática Pedagógica vivenciada em contexto de Jardim de Infância da rede pública, onde apresento igualmente uma reflexão, salientando as experiências, as aprendizagens e as dificuldades. Ainda nesta segunda parte do relatório, evidencio a implementação e desenvolvimento de um trabalho de projeto, desenvolvido com as crianças da sala onde realizei a Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância. Com a concretização do projeto “Os dinossauros”, as crianças puderam vivenciar e construir aprendizagens significativas, contemplando as várias áreas de conteúdo e respetivos domínios definidas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE).pt_PT
dc.identifier.tid201080907
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1609
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectFamiliapt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectCançõespt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica: Um caminho de múltiplas aprendizagens – das canções ao projeto “Os dinossauros”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Documento Final.pdf
Size:
3.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: