Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Um caminho de múltiplas aprendizagens – das canções ao projeto “Os dinossauros”
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Sofia dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-03-14T14:25:37Z | |
dc.date.available | 2016-03-14T14:25:37Z | |
dc.date.issued | 2015-07-23 | |
dc.description.abstract | O presente relatório intitulado “Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Um caminho de múltiplas aprendizagens – das canções ao projeto «Os dinossauros»”, referente à Prática de Ensino Supervisionada, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2014/2015, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório é composto por duas partes: a primeira parte diz respeito à Prática Pedagógica vivenciada em contexto de Creche, numa IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), onde apresento uma reflexão relativa à minha experiência enquanto estagiária, salientando as experiências, as aprendizagens e as dificuldades. Nesta primeira parte, é ainda apresentado o ensaio investigativo, onde procurei perceber qual o contributo da introdução de canções nas rotinas diárias das crianças, no desenvolvimento do seu vocabulário. Deste modo, observei e analisei o desenvolvimento do vocabulário de duas crianças, durante os momentos em que se cantavam as canções. Os resultados obtidos mostram que as canções contribuíram para o desenvolvimento do vocabulário de ambas as crianças. A segunda parte contempla a Prática Pedagógica vivenciada em contexto de Jardim de Infância da rede pública, onde apresento igualmente uma reflexão, salientando as experiências, as aprendizagens e as dificuldades. Ainda nesta segunda parte do relatório, evidencio a implementação e desenvolvimento de um trabalho de projeto, desenvolvido com as crianças da sala onde realizei a Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância. Com a concretização do projeto “Os dinossauros”, as crianças puderam vivenciar e construir aprendizagens significativas, contemplando as várias áreas de conteúdo e respetivos domínios definidas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201080907 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1609 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Familia | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Canções | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Um caminho de múltiplas aprendizagens – das canções ao projeto “Os dinossauros” | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |