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O Envolvimento Parental na Avaliação Formativa das Aprendizagens

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorMangas, Catarina Frade
dc.contributor.authorRodrigues, Daniela Barbadães
dc.date.accessioned2025-04-14T11:29:22Z
dc.date.available2025-04-14T11:29:22Z
dc.date.issued2025-02-10
dc.description.abstractO presente relatório de prática de ensino supervisionado foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024, encontrando-se dividido em duas partes: i) dimensão refle-xiva; ii) dimensão investigativa. Na primeira parte, apresento as reflexões decorrentes da imersão nos contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche, deu a oportu-nidade de refletir sobre a importância dos ritmos pedagógicos neste contexto, bem como a importância da observação, planificação e inter-venção e da relação escola-família no quotidiano. Assim, foi dado o primeiro passo para uma(re)transformação enquanto educadora de in-fância. A Prática Pedagógica em Educação de Infância – Jardim de Infância permitiu refletir sobre a importância de (re)significar a imagem de cri-ança, do valor pedagógico do brincar, do espaço como (segundo) edu-cador e da documentação em contexto de jardim de infância. Por sua vez, esta possibilitou consolidar a minha visão de educação e criança e crescer pessoalmente e profissionalmente. A Prática Pedagógica realizada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (I e II) deu-me a oportunidade de aproximar este contexto aos contextos vividos anteriormente, e refletir sobre as múltiplas dimensões inerentes à prática docente, concretamente a observação, a planificação, a avaliação e reflexão. Esta não significou o culminar da transformação enfatizada, pois acredita-se que essa existirá ao longo de todos os con-textos profissionais futuros. Na segunda parte do relatório, apresenta-se um estudo de natureza mista, referente ao envolvimento parental na avaliação formativa das aprendizagens, que envolveu 22 crianças e respetivos encarregados de educação. A investigação foi desenvolvida no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 4.º ano de escolaridade, visando (i) conhecer as perspetivas dos encarregados de educação relativamente à temática da avaliação das aprendizagens (antes e após a intervenção), (ii) conhecer a relevância atribuída pelos encarregados de educação ao envolvimento parental no processo de avaliação dos educandos (antes e após a intervenção), (iii) compreender o contributo da tríade professor – encarregado de educação – aluno na avaliação formativa de uma se-quência didática e (iv) refletir sobre o efeito do envolvimento parental na avaliação formativa das aprendizagens. A recolha de dados ocorreu através de inquérito por questionário, apli-cado aos encarregados de educação antes da implementação de uma se-quência didática, do preenchimento de grelhas de observação efetuado pela docente, pelos encarregados de educação e pelos alunos, ao longo da sequência didática e de um segundo questionário, dirigido aos encar-regados de educação, aplicado no final da intervenção. Os resultados obtidos demonstram que os encarregados de educação, começam a ter uma visão de avaliação que se afasta do mero ato de aferir aprendizagens e que se aproximam de uma visão holística das práticas avaliativas. Constata-se, também, que envolver os encarrega-dos de educação parece contribuir para uma maior responsabilização face à educação dos educandos e para o fortalecimento da relação es-cola-família.por
dc.identifier.tid203936078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/12788
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAvaliação Formativa
dc.subjectEnvolvimento Parental
dc.subjectRelação Escola-Família
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.titleO Envolvimento Parental na Avaliação Formativa das Aprendizagenspor
dc.title.alternativeum estudo de caso no 4.º ano de escola-ridadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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