Repository logo
 
Publication

O Google Drive como Cenário de Aprendizagem nos Cursos EFA

authorProfile.emailcacador.filipa@gmail.compt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorCaçador, Carla Filipa Ferreira
dc.date.accessioned2024-06-21T14:23:07Z
dc.date.embargo2025-06-20
dc.date.issued2024-05-20
dc.description.abstractNo presente relatório iremos descrever experiências de práticas de ensino nas quais se pretende usufruir/rentabilizar as TIC disponíveis na sala de aula, mais propriamente do Google Drive, nos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), no Nível Secundário. Atualmente, há uma consciencialização crescente entre os educadores para que sejam aproveitadas as potencialidades das tecnologias adaptando-as à inovação escolar, sendo para isso necessário desenvolver competências digitais específicas de forma a partilhar recursos digitais no ensino-aprendizagem. Assim, os cenários de aprendizagem apresentados podem ser baseados em diversos contextos e necessidades educativas, nos quais se contemplam os diferentes conteúdos de aprendizagem num ambiente físico ou digital, recorrendo a diferentes atividades e recursos de aprendizagem adaptados aos objetivos da aprendizagem. Deste modo, procuramos dar resposta às questões de investigação analisando de que forma é que o uso do Google Drive pode aumentar a motivação e o empenho dos formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e potenciar o envolvimento dos formandos em atividades práticas e colaborativas. Para tal, foi levada a cabo uma revisão da literatura mais recentemente publicada e relevante, bem como se recorreu a uma metodologia de Investigação-Ação, sendo discutidas as vantagens e as limitações da metodologia aplicada. Em análise aos objetivos que visaram as práticas pedagógicas e as opções metodológicas tomadas, obtivemos uma avaliação positiva por parte dos formandos sobre o trabalho realizado e as aprendizagens construídas. Concluindo, portanto, que os formandos obtiveram níveis de satisfação altos e mantiveram o uso da ferramenta no seu dia a dia, o que foi ao encontro do propósito deste estudo, sobre o Google Drive permitir a construção e a vivência de um cenário de aprendizagem rico.pt_PT
dc.identifier.tid203652592pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9732
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAmbientes Colaborativospt_PT
dc.subjectCenários de Aprendizagempt_PT
dc.subjectGoogle Drivept_PT
dc.subjectCursos EFApt_PT
dc.titleO Google Drive como Cenário de Aprendizagem nos Cursos EFApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
UPTIC_Relatorio final_Filipa Cacador_março24.pdf
Size:
6.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: