Publication
O Google Drive como Cenário de Aprendizagem nos Cursos EFA
authorProfile.email | cacador.filipa@gmail.com | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.author | Caçador, Carla Filipa Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-06-21T14:23:07Z | |
dc.date.embargo | 2025-06-20 | |
dc.date.issued | 2024-05-20 | |
dc.description.abstract | No presente relatório iremos descrever experiências de práticas de ensino nas quais se pretende usufruir/rentabilizar as TIC disponíveis na sala de aula, mais propriamente do Google Drive, nos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), no Nível Secundário. Atualmente, há uma consciencialização crescente entre os educadores para que sejam aproveitadas as potencialidades das tecnologias adaptando-as à inovação escolar, sendo para isso necessário desenvolver competências digitais específicas de forma a partilhar recursos digitais no ensino-aprendizagem. Assim, os cenários de aprendizagem apresentados podem ser baseados em diversos contextos e necessidades educativas, nos quais se contemplam os diferentes conteúdos de aprendizagem num ambiente físico ou digital, recorrendo a diferentes atividades e recursos de aprendizagem adaptados aos objetivos da aprendizagem. Deste modo, procuramos dar resposta às questões de investigação analisando de que forma é que o uso do Google Drive pode aumentar a motivação e o empenho dos formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e potenciar o envolvimento dos formandos em atividades práticas e colaborativas. Para tal, foi levada a cabo uma revisão da literatura mais recentemente publicada e relevante, bem como se recorreu a uma metodologia de Investigação-Ação, sendo discutidas as vantagens e as limitações da metodologia aplicada. Em análise aos objetivos que visaram as práticas pedagógicas e as opções metodológicas tomadas, obtivemos uma avaliação positiva por parte dos formandos sobre o trabalho realizado e as aprendizagens construídas. Concluindo, portanto, que os formandos obtiveram níveis de satisfação altos e mantiveram o uso da ferramenta no seu dia a dia, o que foi ao encontro do propósito deste estudo, sobre o Google Drive permitir a construção e a vivência de um cenário de aprendizagem rico. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203652592 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9732 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ambientes Colaborativos | pt_PT |
dc.subject | Cenários de Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Google Drive | pt_PT |
dc.subject | Cursos EFA | pt_PT |
dc.title | O Google Drive como Cenário de Aprendizagem nos Cursos EFA | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- UPTIC_Relatorio final_Filipa Cacador_março24.pdf
- Size:
- 6.42 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: