Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
69.49 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo aqui descrito torna-se pertinente dada a inexistência de bibliografia
relativa a este tema em Portugal e à importância para estudantes que no futuro
irão ingressar o mundo laboral da Terapia Ocupacional (TO). Neste sentido,
encontra-se em desenvolvimento este projeto relativamente aos recém-licenciados
de 2013 e 2014 pela Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei). Tem como
objetivo descrever a experiência do ingresso dos recém-licenciados em TO pela
ESSLei entre 2013 e 2014 no contexto laboral nas principais áreas de intervenção
empregadoras da TO, assim como o grau de satisfação dos mesmos, a descrição
da experiência vivida. Procura também aferir o contributo da formação recebida
para a adaptação ao mercado de trabalho.
O estudo apresenta uma abordagem mista e caráter exploratório-descritivo,
qualificando-se como um estudo caso, circunscrito ao universo dos estudantes de
TO da ESSLei. As informações recolhidas através de inquérito por questionário
serão complementadas com recurso a entrevistas, aprofundando assim as
informações inicialmente recolhidas. Ambos os instrumentos obedecem a
validação por especialistas e pilotagem. Recorrer-se-á também a dados de
empregabilidade obtidos por docentes da ESSLei.
O questionário será acompanhado por uma descrição do estudo e compromisso de
confidencialidade. Relativamente à entrevista, será também pedida a autorização
e consentimento informado aos participantes para a gravação em áudio.
Description
Keywords
Terapia Ocupacional Recém-licenciados Experiência vivida Empregabilidade Satisfação profissional Perfil de competências
Pedagogical Context
Citation
Santos, F., Almeida, A. R., Ferreira, L. & Ribeiro, J. (2015). A experiência vivida de se tornar um Terapeuta Ocupacional. Res Net Health 1, ennis7.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria