Publication
(Re)Construindo a Práxis na Educação de Infância, Compreendendo a relação entre a Natureza e as Aprendizagens da Criança
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.author | Faustino, Leandra Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T11:23:21Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T11:23:21Z | |
dc.date.issued | 2022-06-19 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Este relatório tem como principal objetivo refletir acerca das experiências e vivências das Práticas Pedagógicas, realizadas em diferentes contextos, e apresentar um estudo investigativo que recai sobre a importância do contacto e exploração da Natureza. Assim sendo, este relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira parte do relatório inclui a dimensão reflexiva em contexto de Creche e integra uma reflexão critica e fundamentada. Neste primeiro capítulo foram focalizados pontos como o Ciclo Iterativo, a Organização e Gestão temporal e as Aprendizagens mais significativas, como as dinâmicas de planificação e intervenção à distância, assim como a valorização das rotinas. A segunda parte do relatório diz respeito a toda a experiência vivida em contexto de Jardim de Infância da rede privada e contém dois capítulos. O primeiro recai sobre a dimensão reflexiva, onde contém uma reflexão fundamentada que incide na Voz Ativa e na Agência da criança. O segundo integra a dimensão investigativa do relatório, que possibilita compreender quais as aprendizagens que emergem do contacto das crianças com a Natureza. Neste estudo investigativo foi possível também, verificar os benefícios das brincadeiras com materiais de fim aberto para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Por fim, a terceira parte do relatório, diz respeito à dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância da rede pública. Nesta reflexão foram abordadas problemáticas relativas à heterogeneidade do grupo e à avaliação por portefólio. Esta última parte, inclui ainda o projeto desenvolvido pelo grupo de crianças, intitulado “Reutilizar para brincar”. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203080734 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7782 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Reutilização | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Natureza | pt_PT |
dc.title | (Re)Construindo a Práxis na Educação de Infância, Compreendendo a relação entre a Natureza e as Aprendizagens da Criança | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Leandra Faustino-Relatório de Prática de Ensino Supervisionada_após correções formais.pdf
- Size:
- 4.24 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: