Repository logo
 
Publication

(Re)Construindo a Práxis na Educação de Infância, Compreendendo a relação entre a Natureza e as Aprendizagens da Criança

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.authorFaustino, Leandra Ribeiro
dc.date.accessioned2022-10-18T11:23:21Z
dc.date.available2022-10-18T11:23:21Z
dc.date.issued2022-06-19
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Este relatório tem como principal objetivo refletir acerca das experiências e vivências das Práticas Pedagógicas, realizadas em diferentes contextos, e apresentar um estudo investigativo que recai sobre a importância do contacto e exploração da Natureza. Assim sendo, este relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira parte do relatório inclui a dimensão reflexiva em contexto de Creche e integra uma reflexão critica e fundamentada. Neste primeiro capítulo foram focalizados pontos como o Ciclo Iterativo, a Organização e Gestão temporal e as Aprendizagens mais significativas, como as dinâmicas de planificação e intervenção à distância, assim como a valorização das rotinas. A segunda parte do relatório diz respeito a toda a experiência vivida em contexto de Jardim de Infância da rede privada e contém dois capítulos. O primeiro recai sobre a dimensão reflexiva, onde contém uma reflexão fundamentada que incide na Voz Ativa e na Agência da criança. O segundo integra a dimensão investigativa do relatório, que possibilita compreender quais as aprendizagens que emergem do contacto das crianças com a Natureza. Neste estudo investigativo foi possível também, verificar os benefícios das brincadeiras com materiais de fim aberto para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Por fim, a terceira parte do relatório, diz respeito à dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância da rede pública. Nesta reflexão foram abordadas problemáticas relativas à heterogeneidade do grupo e à avaliação por portefólio. Esta última parte, inclui ainda o projeto desenvolvido pelo grupo de crianças, intitulado “Reutilizar para brincar”.pt_PT
dc.identifier.tid203080734pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7782
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectReutilizaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectNaturezapt_PT
dc.title(Re)Construindo a Práxis na Educação de Infância, Compreendendo a relação entre a Natureza e as Aprendizagens da Criançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Leandra Faustino-Relatório de Prática de Ensino Supervisionada_após correções formais.pdf
Size:
4.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: