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Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Este relatório tem como
principal objetivo refletir acerca das experiências e vivências das Práticas Pedagógicas, realizadas em diferentes contextos, e apresentar um estudo investigativo que recai sobre a importância do contacto e
exploração da Natureza. Assim sendo, este relatório encontra-se dividido em três partes.
A primeira parte do relatório inclui a dimensão reflexiva em contexto de Creche e integra uma reflexão critica e fundamentada. Neste primeiro capítulo foram focalizados pontos como o Ciclo Iterativo, a
Organização e Gestão temporal e as Aprendizagens mais significativas, como as dinâmicas de planificação e intervenção à distância, assim como a valorização das rotinas.
A segunda parte do relatório diz respeito a toda a experiência vivida em contexto de Jardim de Infância da rede privada e contém dois capítulos. O primeiro recai sobre a dimensão reflexiva, onde contém uma reflexão
fundamentada que incide na Voz Ativa e na Agência da criança. O segundo integra a dimensão investigativa do relatório, que possibilita compreender quais as aprendizagens que emergem do contacto das crianças com a Natureza. Neste estudo investigativo foi possível também, verificar os benefícios das brincadeiras com materiais de fim aberto para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Por fim, a terceira parte do relatório, diz respeito à dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância da rede pública. Nesta reflexão foram abordadas problemáticas relativas à heterogeneidade do grupo e à avaliação por portefólio. Esta última parte, inclui ainda o projeto desenvolvido pelo grupo de crianças, intitulado “Reutilizar para brincar”.
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Keywords
Educação Pré-Escolar Reutilização Aprendizagem Natureza