Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

(Re)Construindo a Práxis na Educação de Infância, Compreendendo a relação entre a Natureza e as Aprendizagens da Criança

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Este relatório tem como principal objetivo refletir acerca das experiências e vivências das Práticas Pedagógicas, realizadas em diferentes contextos, e apresentar um estudo investigativo que recai sobre a importância do contacto e exploração da Natureza. Assim sendo, este relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira parte do relatório inclui a dimensão reflexiva em contexto de Creche e integra uma reflexão critica e fundamentada. Neste primeiro capítulo foram focalizados pontos como o Ciclo Iterativo, a Organização e Gestão temporal e as Aprendizagens mais significativas, como as dinâmicas de planificação e intervenção à distância, assim como a valorização das rotinas. A segunda parte do relatório diz respeito a toda a experiência vivida em contexto de Jardim de Infância da rede privada e contém dois capítulos. O primeiro recai sobre a dimensão reflexiva, onde contém uma reflexão fundamentada que incide na Voz Ativa e na Agência da criança. O segundo integra a dimensão investigativa do relatório, que possibilita compreender quais as aprendizagens que emergem do contacto das crianças com a Natureza. Neste estudo investigativo foi possível também, verificar os benefícios das brincadeiras com materiais de fim aberto para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Por fim, a terceira parte do relatório, diz respeito à dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância da rede pública. Nesta reflexão foram abordadas problemáticas relativas à heterogeneidade do grupo e à avaliação por portefólio. Esta última parte, inclui ainda o projeto desenvolvido pelo grupo de crianças, intitulado “Reutilizar para brincar”.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Reutilização Aprendizagem Natureza

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue