Repository logo
 
Publication

Análise da viabilidade do uso de Gás Natural nos automóveis

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorSerrano, Luís Manuel Ventura
dc.contributor.advisorMartinho, Nuno Alexandre Gonçalves
dc.contributor.authorGraça, Pedro Daniel Pereira da
dc.date.accessioned2020-11-25T14:01:38Z
dc.date.available2020-11-25T14:01:38Z
dc.date.issued2020-07-30
dc.description.abstractOs elevados níveis de poluição associados ao consumo de combustíveis fósseis têm vindo a fazer com que se procure alternativas menos poluentes e igualmente viáveis. Um dos combustíveis que atualmente está a começar a ser utilizado no ramo dos veículos pesados é o Gás Natural (GN). O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise económica e ambiental relacionada com este combustível, visto que este apresenta baixas emissões de gases que provocam efeito de estufa, mais concretamente o dióxido de carbono. Foi analisada a rede de abastecimento e as condições requeridas para a instalação de postos de gás natural. Foi também verificada a importância dada ao biogás na atualidade (combustível renovável que apresenta a mesma composição que o GN),. Verificou-se que existe grande diversidade de projetos associados a este combustível destinados a promover a sua utilização. Os principais objetivos destes projetos passam por reduzir as emissões de NOX, de SOX e de partículas dos veículos a gasóleo, aumentar a competitividade nos setores de tratamento de resíduos. Realizou-se uma análise económica, onde se verificaram os custos associados a um veículo pesado movimentado a gasóleo e a GN (custo de aquisição e custo de combustível) e uma análise ambiental, onde se verificou as emissões de CO2 associadas a ambos os veículos. Nesta análise económica foi possível verificar que não é economicamente viável obter veículos a GN, tanto a nível do custo de aquisição como ao nível do custo de combustível. Em contrapartida, quando se considera os valores de emissões de CO2, foi possível confirmar que os veículos a Gás Natural apresentam emissões mais reduzidas do que os veículos a gasóleo.pt_PT
dc.identifier.tid202544052pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5214
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGás Naturalpt_PT
dc.subjectDual-fuelpt_PT
dc.subjectGás natural comprimidopt_PT
dc.subjectEmissõespt_PT
dc.titleAnálise da viabilidade do uso de Gás Natural nos automóveispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Engenharia Automóvelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MEAU Projet Pedro Graça_27.07jul2020_com correções formais.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: