Publication
Análise da viabilidade do uso de Gás Natural nos automóveis
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Serrano, Luís Manuel Ventura | |
dc.contributor.advisor | Martinho, Nuno Alexandre Gonçalves | |
dc.contributor.author | Graça, Pedro Daniel Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T14:01:38Z | |
dc.date.available | 2020-11-25T14:01:38Z | |
dc.date.issued | 2020-07-30 | |
dc.description.abstract | Os elevados níveis de poluição associados ao consumo de combustíveis fósseis têm vindo a fazer com que se procure alternativas menos poluentes e igualmente viáveis. Um dos combustíveis que atualmente está a começar a ser utilizado no ramo dos veículos pesados é o Gás Natural (GN). O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise económica e ambiental relacionada com este combustível, visto que este apresenta baixas emissões de gases que provocam efeito de estufa, mais concretamente o dióxido de carbono. Foi analisada a rede de abastecimento e as condições requeridas para a instalação de postos de gás natural. Foi também verificada a importância dada ao biogás na atualidade (combustível renovável que apresenta a mesma composição que o GN),. Verificou-se que existe grande diversidade de projetos associados a este combustível destinados a promover a sua utilização. Os principais objetivos destes projetos passam por reduzir as emissões de NOX, de SOX e de partículas dos veículos a gasóleo, aumentar a competitividade nos setores de tratamento de resíduos. Realizou-se uma análise económica, onde se verificaram os custos associados a um veículo pesado movimentado a gasóleo e a GN (custo de aquisição e custo de combustível) e uma análise ambiental, onde se verificou as emissões de CO2 associadas a ambos os veículos. Nesta análise económica foi possível verificar que não é economicamente viável obter veículos a GN, tanto a nível do custo de aquisição como ao nível do custo de combustível. Em contrapartida, quando se considera os valores de emissões de CO2, foi possível confirmar que os veículos a Gás Natural apresentam emissões mais reduzidas do que os veículos a gasóleo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202544052 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5214 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Gás Natural | pt_PT |
dc.subject | Dual-fuel | pt_PT |
dc.subject | Gás natural comprimido | pt_PT |
dc.subject | Emissões | pt_PT |
dc.title | Análise da viabilidade do uso de Gás Natural nos automóveis | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado Engenharia Automóvel | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- MEAU Projet Pedro Graça_27.07jul2020_com correções formais.pdf
- Size:
- 1.44 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: