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- Projeto de um veículo utilitário elétricoPublication . Tereso, Rui Miguel Pinheiro; Ferreira, Carlos Daniel Henriques; Santos, Sérgio Pereira dos; Sousa, Carlos Manuel Pereira da Costa eO presente trabalho consistiu no desenvolvimento de um módulo de distribuição de potência elétrica de baixo custo a implementar num veículo de propulsão elétrica. Trata-se de um equipamento versátil e modular que, agrupa a energia proveniente de um ou dois módulos de baterias e distribui-a em múltiplas saídas devidamente protegidas por fusíveis. Integra uma eletrónica de controlo para monitorização contínua dos níveis de segurança elétrica do equipamento e do veículo, nomeadamente o circuito de interlock, o circuito de controlo dos níveis de isolamento e ainda o módulo para descarga das tensões acumuladas nos elementos capacitivos dos componentes de alta tensão. De forma a esclarecer o operador quanto ao método de utilização do equipamento, foi criado um manual com toda a informação técnica. Tendo por base os circuitos de referência da Texas Instruments Inc.®, os sistemas de segurança foram testados e, com as conclusões, foi projetado e construído um módulo de controlo eletrónico especificamente para o módulo de distribuição de potência. Nele foi adaptado o hardware dos sistemas de segurança testados e integrado um microcontrolador para processamento da informação proveniente de todos os sistemas, assim como a gestão dos atuadores adicionados. Foi desenvolvido um firmware específico para gestão e comunicação da informação de todo o sistema. Adicionalmente, e tendo por base uma pesquisa sobre os processos de descarga da tensão acumulada nos componentes capacitivos de um veículo elétrico, foi desenvolvido um módulo de descarga. Realizou-se uma seleção de componentes elétricos e estruturais e posteriormente foi desenvolvido o projeto mecânico do módulo de distribuição de potência, ponderando todas as restrições físicas, mecânicas e elétricas a este associados. Por fim, procedeu-se à sua construção. Foram realizados ensaios experimentais a fim de ajustar os parâmetros de funcionamento dos módulos de controlo eletrónico e verificar o estado dos atuadores perante situações de falha de segurança. Após a análise dos resultados obtidos, verificou-se o correto funcionamento de todo o firmware e hardware desenvolvidos na construção do módulo de distribuição de potência.
- Análise da viabilidade do uso de Gás Natural nos automóveisPublication . Graça, Pedro Daniel Pereira da; Serrano, Luís Manuel Ventura; Martinho, Nuno Alexandre GonçalvesOs elevados níveis de poluição associados ao consumo de combustíveis fósseis têm vindo a fazer com que se procure alternativas menos poluentes e igualmente viáveis. Um dos combustíveis que atualmente está a começar a ser utilizado no ramo dos veículos pesados é o Gás Natural (GN). O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise económica e ambiental relacionada com este combustível, visto que este apresenta baixas emissões de gases que provocam efeito de estufa, mais concretamente o dióxido de carbono. Foi analisada a rede de abastecimento e as condições requeridas para a instalação de postos de gás natural. Foi também verificada a importância dada ao biogás na atualidade (combustível renovável que apresenta a mesma composição que o GN),. Verificou-se que existe grande diversidade de projetos associados a este combustível destinados a promover a sua utilização. Os principais objetivos destes projetos passam por reduzir as emissões de NOX, de SOX e de partículas dos veículos a gasóleo, aumentar a competitividade nos setores de tratamento de resíduos. Realizou-se uma análise económica, onde se verificaram os custos associados a um veículo pesado movimentado a gasóleo e a GN (custo de aquisição e custo de combustível) e uma análise ambiental, onde se verificou as emissões de CO2 associadas a ambos os veículos. Nesta análise económica foi possível verificar que não é economicamente viável obter veículos a GN, tanto a nível do custo de aquisição como ao nível do custo de combustível. Em contrapartida, quando se considera os valores de emissões de CO2, foi possível confirmar que os veículos a Gás Natural apresentam emissões mais reduzidas do que os veículos a gasóleo.
- A importância das famílias nos cuidados de enfermagem: Atitudes do enfermeiro de famíliaPublication . Pereira, Daniela Cunha; Frade, João Gonçalo Leal de Oliveira e SilvaAs atitudes dos enfermeiros no que concerne o envolvimento das famílias em relação ao planeamento de cuidados são fundamentais para alcançar cuidados de excelência. O objetivo deste estudo assenta no conhecimento das características sociodemográficas dos enfermeiros; na identificação da importância atribuída pelos enfermeiros de família face à participação da família nos cuidados de enfermagem e na relação entre as atitudes dos enfermeiros e as variáveis sociodemográficas e profissionais. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo-correlacional e transversal aplicado a 100 enfermeiros a exercer funções no Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF). Este estudo foi realizado com base num questionário englobando questões sociodemográficas e profissionais assim como a escala “Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem- Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE) ”. No que concerne os resultados, verificou-se evidência estatisticamente significativa na relação entre as seguintes variáveis: idade na dimensão Família como parceiro dialogante e recurso de coping e na dimensão Família como um fardo; nível de escolaridade na dimensão Família como um fardo; título profissional com todas as dimensões; área de especialização com a dimensão Família como parceiro dialogante e recurso de coping e a variável anos de experiência com a dimensão Família como fardo. Nesta investigação, concluiu-se haver uma interação positiva na integração e inclusão da família na prestação de cuidados de enfermagem pelo que é imprescindível a cooperação da família com os enfermeiros.
- CUIDAR COM A FAMÍLIA: PERSPETIVA DOS ENFERMEIROS EM CONTEXTO HOSPITALARPublication . Sampaio, Ana Margarida Miranda; Frade, João Gonçalo Leal de Oliveira e SilvaAo longo das últimas décadas, é cada vez mais premente integrar as famílias no apoio à pessoa, nos momentos de transição saúde/doença, vivenciados em contexto hospitalar. A interação entre todos os intervenientes do processo do cuidar deve-se fundamentar numa relação colaborativa e de suporte. Por este motivo entendemos ser pertinente conhecer as atitudes e comportamentos dos enfermeiros na abordagem à família, para a sua integração no processo de cuidados. Objetivo Geral: Compreender a importância atribuída à família, pelos enfermeiros de um Hospital da zona sul, na prestação de cuidados. Método: Estudo de natureza quantitativa, descritivo - correlacional, transversal, realizado com 135 enfermeiros de um Hospital da região sul através do método de seleção não probabilístico e de conveniência. O instrumento de colheita de dados é composto por um questionário de caracterização sociodemográfica, profissional e pela Escala Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem - Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE). Resultados: A amostra é constituída maioritariamente por enfermeiros do sexo feminino, entre os 31 e 35 anos, solteiros, com a licenciatura e de categoria profissional enfermeiro generalista. Trabalham na consulta externa do hospital, em média há 13,9 anos, com o método de enfermeiro responsável, sem formação em enfermagem de família, identificando nos seus registos, diagnósticos e intervenções centrados na família. Das variáveis sociodemográficas e profissionais apenas a idade e o serviço onde exercem funções, influencia a atitude dos enfermeiros nos cuidados de enfermagem. Conclusão: Os enfermeiros, da área hospitalar, apresentam atitudes de suporte, promovendo a inclusão e integração da família nos cuidados de enfermagem.
- DETEÇÃO E TRATAMENTO DE INCIDENTES DE CIBERSEGURANÇAPublication . Monteiro, André de Almeida; Domingues, Patrício RodriguesDe forma a dar continuidade aos negócios no meio digital, a segurança informática torna-se fundamental. Nascem todos os dias novas formas de ataque nas tecnologias emergentes, criando a necessidade, a uma equipa dedicada, de monitorizar e acompanhar as novidades cibernéticas relativas às redes e infraestruturas das organizações. O presente relatório foi concebido com base na operação integrada numa equipa de Managed Security Services (MSS), incluída num Security Operations Center (SOC), de uma empresa de cibersegurança. No relatório, o leitor pode consultar um conjunto de tecnologias de segurança que permitem a continuidade do negócio de diferentes organizações, havendo um foco nas plataformas Security Information and Event Management (SIEM), que monitorizam e correlacionam os eventos dos sistemas. Posteriormente, é apresentado o fluxo de trabalho habitual num SOC, começando na monitorização de incidentes de segurança, até à sua análise extensiva, tratamento e notificação ao cliente. Por fim, são apresentados 11 casos que ilustram a diversidade de situações comuns numa empresa de cibersegurança, tal como a implementação de canais de comunicação segura, análise de artefactos maliciosos, criação de relatórios, elaboração de alarmes que visam detetar eventos de segurança, entre outros. Este trabalho tem o intuito de instruir o leitor na variedade de tarefas presentes no quotidiano de um SOC e a adaptabilidade que é necessária consoante a situação, cliente e tecnologia existente.
- Otimização de sistemas de interface para comunicação com motores de veículos pesadosPublication . Borges, Alexandre Miguel Santos Loio; Ferreira, Carlos Daniel Henriques; Serrano, Luís Manuel Ventura
- Análise sobre a utilização de biodiesel em veículos rodoviários equipados com tecnologias avançadas de controlo de emissõesPublication . Pereira, Nuno Gonçalo Sousa; Serrano, Luís Manuel VenturaAs questões relacionadas com a energia e a poluição têm vindo a ter uma grande importância na nossa sociedade, tendo o setor dos transportes uma relevância muito acentuada neste processo. Este sector encontra-se extremamente regulado e existem normas com limites definidos para os vários poluentes e impostos associados, que se vêm refletidos no preço final do veículo. As últimas evoluções dos veículos têm sido cada vez mais caracterizadas pela inserção de sistemas de maior complexidade e que apresentam dois objetivos, reduzir as emissões de poluentes e o consumo de combustível. Deste modo o presente trabalho tem como objetivo a análise experimental de utilização de combustíveis alternativos para o motor Diesel, através da avaliação comparativa do consumo de biodiesel face ao diesel fóssil. Este trabalho foi realizado no âmbito de um estágio realizado na PRIO Energy S.A., empresa que tem como foco a sustentabilidade e energia. Neste sentido foram analisados os parâmetros mais importantes que um combustível deve apresentar de modo a ser viável a sua utilização em motores assegurando também que representam uma fonte renovável de energia, ou seja, que no seu ciclo de vida permita uma redução de emissões de CO2, e permita ainda a emissão de menores emissões poluentes e garantindo um custo de utilização razoável e que, pelo menos, não seja superior à utilização de combustível fóssil. Uma vez que o combustível com maior utilização em Portugal é o gasóleo, e que é também o combustível com esmagadora utilização por parte dos veículos pesados, este trabalho considerou a utilização de biodiesel em motores recentes, ou seja, cumpridores da norma Euro VI. Este combustível alternativo permite uma significativa redução de CO2 devido ao simples facto de ser um combustível de origem vegetal, e por isso renovável. O biodiesel já é incorporado no gasóleo rodoviário até 7%, sendo essa percentagem de incorporação obrigatória em Portugal a partir do início de 2020. Como tal, neste trabalho é estudada a incorporação de 15% de biodiesel ou o seu uso na integra (100%). Na revisão bibliográfica, foi verificado que, se incorporando 15%, tipicamente a mistura cumpre todas as propriedades definidas pela EN 590. O presente trabalho também considera a utilização de HVO (hydro-processed diesel) como combustível, considerando igualmente para estudo a incorporação de 15% no gasóleo de origem fóssil. A produção de HVO é complexa e requer hidrogénio, o que contribui para um preço de produção um pouco mais alto que o biodiesel. Devido à existência de poucos estudos sobre os efeitos de utilização de combustíveis alternativos nos consumos e na potência de veículos recentes, foi considerado oportuno o ensaio de potência e consumos destes dois combustíveis num pesado de mercadorias que cumpra as últimas normas de emissões. Como tal, foi feito um levantamento das várias normas de homologação de veículos (que contém medição de consumos), primeiro de ligeiros, e depois de pesados. Nestes, verificou-se que os ensaios de pesados são em banco de motores ao contrário dos ligeiros, sendo feito um ensaio de pontos estáticos (WHSC) e um transiente (WHTC). Também foi verificado que existe um grande conjunto de regras e condicionamentos associados, que torna altamente complexo e dispendioso reproduzir um ensaio destes na íntegra. Como tal, foi adaptado um ciclo de ensaios, tendo como base o ensaio estático, mas que permitisse a utilização de banco de rolos com um veículo pesado nas condições em que este circula na estrada. Nos ensaios efetuados utilizou-se um banco de rolos específico para veículos pesados, um camião do tipo trator de semi-reboque que cumpre a norma EURO VI, bem como um equipamento de medição de consumos e um sistema de aquisição de dados e ainda um sistema de comunicação através da porta de diagnóstico do veículo. Devido ao uso de um veículo já de estrada, verificaram-se ainda algumas dificuldades acrescidas na adaptação do ensaio, tendo de se efetuar uma nova adaptação das condições de ensaio. Nos testes realizados foram testados os seguintes combustíveis: gasóleo puro (100% fóssil), gasóleo rodoviário (7% biodiesel-B7), gasóleo com 15% de biodiesel (B15), biodiesel puro (B100) e ainda uma mistura de 15% de HVO em gasóleo (HVO15). Na análise de resultados, verificou-se que o gasóleo puro, apesar de obter excelentes performances de potência, o seu consumo medido foi completamente díspar dos restantes, sendo muito alto e considerado inválido para efeitos de comparação neste estudo. Como tal, o combustível que demonstrou os melhores resultados de potência foi o HVO, sendo depois o gasóleo rodoviário, depois a mistura de 15% de biodiesel e por fim, o biodiesel puro. Também foi verificado que as temperaturas de escape são tipicamente mais baixas quanto maior a quantidade de biodiesel utilizada, e, para o caso do HVO, este obteve um padrão de temperaturas superiores. Esta temperatura é importante devido às razões apontadas por vários autores que elevadas temperaturas contribuem decisivamente para maiores emissões de NOx por parte do biodiesel. A nível de consumos, destacou-se a performance do gasóleo rodoviário e dos 15% de biodiesel. Também o biodiesel puro apenas mostrou um aumento médio de 3% de consumo(l/100km), sendo este aumento pouco significativo face ao esperado.
- SWEPT-TIME DELAY CROS S -CORRELATION RADAR AT 2 4 / 2 8 GHZPublication . Sardo, André Ferreira; Caldeirinha, Rafael Ferreira da SilvaRadar applications can be found today in many sectors of the industry and the number of implemented systems will keep increasing over time. Detecting and measuring the distance of an object with more accuracy and reliability becomes a complex task as possible interference sources are increasingly being deployed. Frequency-Modulated Continuous-Wave (FMCW) radars, simple and commonly used in the automotive industry, for example, suffer significantly from neighbouring FMCW radars, as they can corrupt each other’s results and produce false positives or limit their ability to detect weaker reflections. This project aims at the improvement of an existing radio channel sounder, as well as transitioning the system into a radar topology for target identification. The modular radar architecture allows the integration of different Radio Frequency (RF) stages present in the research group. The radar implements the Swept-Time Delay Cross-Correlation (STDCC) technique of Pseudo-Noise (PN) sequences, where amplitude and Doppler information can be extracted from multipath components, characterising the radio channel obstacles. The radar parameters can be easily adjusted on-the-fly to the environment being measured. A new RF front-end was developed at 28 GHz using X-MWblocks from X-Microwave, a modular designing and prototyping system for RF products. The baseband sequence generation has been implemented into an all-digital Field-Programmable Gate Array (FPGA) based system and tested in a controlled environment against a Commercial off-the-shelf (COTS) FMCW radar.
- Tradução e Validação da Escala “The Brief Family Relationship Scale” para a população PortuguesaPublication . Silva, António José Tereso da; Gomes, José Carlos RodriguesNas últimas décadas o conceito de família tem vindo a adquirir um âmbito muito vasto. A evolução tem originado novas mudanças que conduziram a novas conceções de família, com novas dinâmicas e novos valores com diferentes tipos de identidade própria que acabam por constituir uma nova historia de vida familiar. É nesta pequena unidade que o enfermeiro de família assume um importante papel na saúde dos seus membros. Para analisar essa pequena unidade chamada família é necessário auxiliar-se com instrumentos que possam fornecer dados para melhorar a compreensão da dinâmica da família de forma a melhorar e a prestação de cuidados de saúde aos seus elementos. Objetivo: Traduzir e validar semântica e culturalmente a escala “The Brief family Relationship Scale” (Fok, Allen e Henry, 2015) para a população portuguesa e avaliar a sua validade e utilidade clínica para as famílias portuguesas. Metodologia: Numa primeira fase, realizou-se a tradução e adaptação cultural e linguística da escala para o português. Foi realizada a retroversão para a língua original, o Inglês. Ambas as traduções foram realizadas por um perito bilingue e por um profissional de saúde. A versão final foi validada por um perito fluente em Inglês. A escala foi aplicada por acessibilidade à população que frequentou a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Arnaldo Sampaio no período de 3 de junho até 24 de junho de 2019, para proceder à mensuração da sua validade, consistência interna e utilidade nas consultas de saúde familiar realizadas pelo Enfermeiro Especialista em Saúde Familiar. Resultados: Participaram neste estudo 108 adultos. A versão portuguesa da escala Breve Relacionamento Familiar apresentou uma consistência fraca (α de Crombach = 0,613) e uma razoável factoriabilidade através do cálculo de KMO = 0,684. Evidenciou características como facilidade de utilização, compreensão e tempo de preenchimento curto, numa dimensão unifactorial. Conclusão: Apesar da escala apresentar fraca consistência interna, pode-se tornar-se útil em contexto clínico pela sua facilidade de utilização e compreensão. Verificou-se que a Escala apresenta como ponte forte a universalidade na aplicação na população portuguesa, pois foi observada homogeneidade dos resultados independentemente da idade, do género e das habilitações literárias.
- A RESILIÊNCIA FAMILIAR: O ENFERMEIRO DE FAMÍLIA NO PROCESSO DE CUIDAR A FAMÍLIA E A PESSOA COM DOENÇA CRÓNICAPublication . Raposo, Verónica Fernandes; Catarino, Helena Da Conceição Borges PereiraO conceito de resiliência familiar menciona que uma família se pode tornar mais resiliente através de experiências vividas no decorrer do ciclo vital, em interação com o meio envolvente. Em todas as famílias são vivenciadas situações de stress e momentos de crise, como a descoberta da doença crónica. O convívio familiar com a doença crónica pode tornar-se desgastante para os membros da família, principalmente para o cuidador informal. Torna-se essencial os enfermeiros de saúde familiar adotarem cuidados que visem ao aumento da resiliência familiar, potenciando a família a ultrapassar a crise, readaptando-se. Este estudo teve como objetivos: conhecer o perfil de resiliência familiar de uma amostra de cuidadores informais em doentes com doença crónica; identificar quais os recursos comunidade que promovem a resiliência da família; avaliar a relação entre os fatores sociodemográficos familiares e a resiliência familiar. Desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, de caracter descritivo, numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 26 cuidadores informais de utentes institucionalizados nas Unidades de Cuidados Continuados, pertencentes ao grupo Naturidade. Foi aplicado um questionário relativo à caraterização sociodemográfica e um questionário que avalia a resiliência familiar, denominado de Family Resilience Assessment Scale, adaptado para a população portuguesa. Verificou-se que a amostra apresentava um elevado nível de resiliência familiar (M=170,23; DP=14,49). Apesar 92,3% dos questionados referirem não recorrerem a ninguém perante a dificuldade, os mesmos assinalam em 65,4% recorrer aos vizinhos, em 57,7% aos sistemas de saúde, em 50% a outros familiares e em 96,2% à igreja. Foi verificado que não existe correlação estatisticamente significativa entre a resiliência familiar e a idade do inquirido (p>0,005). Da mesma forma, foi possível observar que não existe correlação estatisticamente significativa entre a resiliência familiar e o género da amostra (p>0,005).